2016/12/30

DCCCXIII

I Torneio de Xadrez com Música
Luís Galego vence em igualdade pontual com Luís Silva

Decorreu no passado dia 30 de dezembro, nas instalações da associação vimaranense Círculo de Arte e Recreio, o I Torneio de Xadrez com Música.
Este evento escaquístico, pioneiro em Portugal, foi contabilizado para elo FIDE, no ritmo Blitz  (5 minutos para cada jogador com acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado) e aliou a Música, com concertos de Guitarra Clássica, e o Xadrez, com a organização de um Torneio em se viverão fortes emoções durante as sessões disputadas!
Esta iniciativa marcou o encerramento do III Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, que decorreu entre os dias 22 a 30 de dezembro, e foi organizado pela Associação de Xadrez de Braga e Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis, contando com o apoio do Círculo Arte e Recreio, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, União das Freguesias de Oliveira, S. Paio, e S. Sebastião e Federação Portuguesa de Xadrez. . A arbitragem esteve a cargo  do presidente da AXDB, Carlos Dias, e o Diretor de Prova foi o professor responsável do CX A2D Mário Oliveira.




O I Torneio de Xadrez com Música reuniu um prize-money no valor de 300 euros e foram 9 os clubes representados, com um total de 50 jogadores presentes que jogaram em sistema suíço a 7 rondas. O grande vencedor foi o Grande Mestre Luís Galego (Assembleia Figueirense, prémio de 150 euros) que beneficiou de melhor desempate que o jovem Mestre FIDE famalicense, Luís Silva (CX A2D, prémio de 100 euros), já que obtiveram o mesmo número pontos, 6,5 pontos, ao empatarem apenas entre si e ganhando os restantes 6 jogos. O jovem barcelense, Diogo Martins (AX Barcelos), fechou o pódio absoluto com 5,5 pontos e arrecadou um prémio monetário de 50 euros.



Por categorias os grandes vencedores foram José Monteiro (Veterano, Amigos de Urgeses), Mariana Silva (Feminino, CX A2D), Diogo Martins (Sub 20, AX Barcelos), Pedro Mendes (Sub 18, CX Escola João de Meira), Inês Silva (Sub 16, CX A2D), Bruno Martins  (Sub 14, Ateneu Montijo), Pedro Gil (Sub 12, CX Ronfe), José Mendes (Sub 10, CX Ronfe) e Lucas Silva (Sub 8, CX Ronfe). Foram ainda agraciados pelo Diretor Artístico do III FIGG, Nuno Cachada, os jovens mestres famalicenses Luís Silva e Ivo Dias pela dinamização de Simultâneas de Xadrez, realizadas, no dia 26 de dezembro, no Salão Nobre da Academia Valentia Moreira de Sá.


A cerimónia de encerramento contou com a presença do professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira do Presidente da Sociedade Musical de Guimarães, Armindo Cachada, do Diretor do CAR, Ricardo Machado, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, e do Vice-Presidente da FPX, Paulo Felizes. No final, todos foram unânimes ao considerarem que esta iniciativa tem rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade xadrezística para a pertinência da importância da Música no Xadrez, e vice-versa, no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade do ser humano e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.


Mais Informações: