2016/12/18

DCCCX

XIVTORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se
Ivo Dias coleciona o quarto título


A Associação Académica da Didáxis organizou no passado dia 16 de dezembro, na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme, o XVI TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o xadrez entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas” junto dos jovens e toda a comunidade escolar associada à Didáxis - Cooperativa de Ensino, garantindo, assim, a continuidade do Núcleo, preparando os seus atletas para competições internas e extraescolares.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 38 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2016/2017 em dois polos: Didáxis – Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave. Este evento escaquístico contou, também, com a participação de 8 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave-Guimarães.


Sob coordenação, arbitragem e direção de Prova dos professores Carlos Dias, presidente da AXDB, e Mário Oliveira, professor responsável do CX A2D, o XIV TORNEIO DO VALE teve como grande vencedor o jovem famalicense Mestre Nacional Ivo Dias, da turma 3 do 12º ano, com uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos. Desta forma, com esta vitória Ivo Dias colecionou o quarto título desta prova e atingiu mais um  record de vitórias (2010, 2013, 2014 e 2016), superando o ex-aluno da Didáxis Mestre FIDE Luís Silva (2011, 2012 e 2015)! 
Em 2º lugar classificou-se João Romano, Capitão da Equipa B do CX A2D, e em 3º lugar posicionou-se Vitor Carvalho, Capitão da Equipa C do CX A2D, fechando o pódio absoluto. De destacar, também, as prestações de João Bastos (ex-aluno Didáxis-Vale S. Cosme) e Simão Barroso (Didáxis-Vale S. Cosme) que se posicionaram em 4º e 5 º lugares absolutos com 5 pontos. No que diz respeito à distribuição de prémios por escalões os grandes vencedores foram: Duarte Abreu (Benjamim, Colégio do Ave), Tiago Martins (Infantil A, Didáxis-Riba de Ave), Carlos Daniel Sampaio (Infantil B, Didáxis-Riba de Ave), Pedro Carvalho (Iniciado, Didáxis-Vale S. Cosme), Vasco Araújo (Juvenil, Didáxis-Vale S. Cosme) e Duarte Costa (Júnior, Didáxis-Vale S. Cosme). A grande vencedora na categoria feminina foi Sofia Oliveira (Didáxis-Vale S. Cosme).










A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Mário Passos; do Presidente da AXDB, Carlos Dias; do Diretor da A2D, Francisco Assis; e da Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis-Vale S. Cosme, Isabel Matos. No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.


Mais informações: