2017/01/29

DCCCXVII

XXVIII Campeonato Nacional Semirrápidas por Equipas
CX A2D TOP TEN NACIONAL


O Clube de Xadrez A2D participou no passado dia 28 de janeiro no Campeonato Nacional Semirrápidas por Equipas, que decorreu na Marinha Grande, nas instalações do Sport Operário Marinhense, onde também se assinalou o 28º Torneio de Xadrez Memorial Dr. José Vareda. Foi mais um momento de homenagem a dois grandes homens do Xadrez: ao Dr. José Vareda, um homem da terra, e ao Mestre Internacional Joaquim Durão, um homem do Xadrez Nacional. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Xadrez com o apoio do Instituto Português da Juventude e do Sport Operário Marinhense.
Com um total de 79 equipas inscritas e 320 jogadores presentes, este evento continua a ser uma das provas nacionais mais participadas de sempre, com uma grande tradição, em que cada jogo é disputado a quatro tabuleiros.
Viveram-se emoções fortes nas 8 rondas disputadas, em partidas de 15 minutos com mais 5 segundos de acréscimo por cada lance efetuado, com um nível técnico bastante elevado e um equilíbrio enorme, com indecisão na classificação final até aos últimos lances.
O jovem clube famalicense foi uma agradável surpresa, pois classificou-se em 9º lugar ex-aqueo, quando à partida era o 28º cabeça de série. Desta forma, obteve 21,5 pontos em 32 possíveis (5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). O CX A2D foi representado por 4 atletas: João Romano (1º Tabuleiro; 6 pontos em 8 jogos), Mariana Silva (2º Tabuleiro; 6,5 pontos em 8 jogos), Bruno Ribeiro (3º Tabuleiro; 6,5 pontos em 8 jogos) e Simão Barroso (4º tabuleiro, 2,5 pontos em 8 jogos). De salientar que o CX A2D foi a única equipa que representou o Distrito de Braga e alcançou o TOP-10 NACIONAL com uma equipa bastante jovem com média de idades igual 17 anos
A equipa B do GD Ferroviários do Barreiro sagrou-se, pela primeira vez, campeã nacional de semirrápidas alcançando 24,5 pontos (7 vitorias e 1 derrota). Com os mesmos pontos, mas pior coeficiente de desempate, classificaram-se em 2º e 3º lugares as equipas CX Montemor-O-Velho e AA Coimbra, respetivamente.






Mais informações: