2017/03/05

DCCCXXIII

3º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ-SÉRIE C
DIDÁXIS DOMINA COLETIVAMENTE

O Clube de Xadrez Escolar da Escola EB 2,3 de Ribeirão organizou no passado dia 4 de março o 3º Encontro Distrital Escolar - Série C com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
Este Torneio dirigiu-se aos alunos das Escolas Famalicenses da Didáxis, dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado, Ribeirão e D. Sancho I e das Escolas Barcelenses Didálvi e EBI Fragoso, bem como, às Escolas do Distrito de Braga apoiadas pelas Escolas acima referidas.


O Torneio Juvenil contou com a participação de 27 alunos e Alice Oliveira (D. Sancho I) venceu a competição absoluta com uma performance 100% vitoriosa: 6 pontos em 6 jogos e acumulou o 1º lugar Iniciados! Em 2º e 3º lugares, com menos 1,5 pontos, classificaram-se os alunos da Didáxis-Vale S. Cosme: Simão Barroso (CX A2D, 1º lugar Juvenil) e Carlos Azevedo (CX A2D, 2º lugar Juvenil), respetivamente. O 1º lugar feminino foi conquistado por Maria João Azevedo (Ribeirão) que se posicionou em 6º lugar absoluto com 4 pontos.

O Torneio Infantil contou com a participação de 54 alunos e Elisa Oliveira (D. Sancho I), também, fez o pleno: 6 pontos em 6 jogos e acumulou o 1º lugar Infantil B! Em 2º e 3º lugares, com menos 1 ponto, classificaram-se Carlos Daniel Sampaio (CX A2D, 2º lugar Infantil B) e João Emanuel Silva (CX A2D, 3º lugar Infantil B). Na categoria feminina Mariana Oliveira (Benjamim Salgado) foi a grande vencedora classificando-se em 11º lugar obtendo 4 pontos. No que diz respeito às categorias INFANTIL A e BENJAMINS destaque para o 1º lugar conquistado por David Bento (Benjamim Salgado) e Matis Ibanez (Didáxis-Vale S. Cosme).
O CX A2D, para além do Clube Escolar mais representativo (20 alunos), dominou, mais uma vez, este Torneio coletivamente, pois conquistou 9 prémios individuais dos 18 prémios em disputa, bem como, classificaram-se 6 alunos no TOP-10 no Torneio Juvenil e 5 alunos no TOP-10 no Torneio Infantil.


Finalizados que estão os três encontros de apuramento das séries A, B, C e D, a Final Distrital Escolar de Iniciados e Juvenis decorrerá na Escola Básica de Pedome no dia 25 de março e a Final Distrital Infantil decorrerá na Escola EB 2,3 João de Meira no dia 20 de maio.

Mais informações: