2013/07/21

DLVII

XV ABERTO INTERNACIONAL SANT MARTÍ – BARCELONA
LUÍS SILVA CONQUISTA NORMA DE MESTRE INTERNACIONAL

Um ano letivo e uma época escaquística (que ainda não acabou) plena de sucessos!
Parabéns!
Decorreu entre os dias 13 e 21 de julho de 2013, no Centro Cívico de Sant Martí, de Barcelona, a XV edição do Aberto Internacional de Xadrez de Sant Martí. Este torneio está integrado no X Circuito Catalão de Torneios de Verão, organizado pela Federação Catalã de Xadrez e que proporcionou um prize-money de 7010 euros em prémios monetários.

No Torneio principal (Grupo A), inscreveram-se 124 atletas oriundos de 26 países, com mais de 70 atletas titulados, dos quais 12 eram Grandes Mestres (GM), 24 Mestres Internacionais (MI) e 16 Mestres FIDE (MF).

Jornada decisiva (9ª  e última sessão) que resultou na obtenção da norma de Mestre Internacional...
Parabéns!
Luís Silva, de 18 anos, atleta do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis, era o único português a participar neste evento e era o 60º cabeça de série. O jovem atleta famalicense, candidato a Mestre Nacional de Xadrez, entrou bem neste evento internacional ao vencer nas duas primeiras rondas o que lhe assegurou, logo à partida a possibilidade de disputar jogos com os jogadores mais cotados (vitórias ao norueguês Guttorm Andersen e ao indiano MF AMhamal Anurag). Nas 4 sessões seguintes averbou duas derrotas com dois MI’s espanhóis (Hipolito Asis e Lazaro Lorenzo), uma vitória e um empate promissor perante o MF inglês David Egglestone e MI venuzuelano Jose Sequera, respetivamente. Com uma ponta final extraordinária, ao alcançar 2 pontos em 3 possíveis perante três Mestres Internacionais (vitória ante o espanhol Maria Perpynia e empates com o espanhol Ernesto Hernandez e o ucraniano Roman Khaetsky), Luís Silva atingiu o feito notável na obtenção da sua primeira norma de Mestre Internacional (necessita de mais duas normas e rating elo 2400) e viu o seu rating subir 40 pontos aos 2218 pontos que atualmente detém!

Luís Silva classificou-se em 23º lugar (5,5 pontos em 9 jogos) e arrecadou um prémio monetário de 100 euros, e o grande vencedor do Torneio foi o GM norueguês Simen Agdestein com uma performance invicta (8,5 pontos em 9 possíveis) e com um prémio monetário de 1200 euros.

Após uma época de exames nacionais desgastante em que atingiu os seus objetivos para ingressar no curso de Medicina (16 valores no Exame Nacional de Biologia e Geologia, 19 valores no Exame Nacional de Física e Química A e 20 valores no Exame Nacional de Matemática A), Luís Silva mostra que tem “uma palavra a dizer” na disputa do Título Nacional de Jovens Sub-18 (2 a 7 de agosto na Universidade do Minho-Braga) e do Título Nacional Absoluto de Xadrez, vertente Lentas, que decorrerá na primeira semana de setembro (atualmente é Campeão Nacional Absoluto, vertente Semi-Rápidas, e Vice-Campeão Nacional Absoluto, vertente Rápidas).

Para mais tarde recordar...





Mais informações: