2013/07/16

DLVI

XIII PROFIGAIA OPEN INTERNACIONAL DE XADREZ

NXVSC-DIDÁXIS COM PRESTAÇÕES MERITÓRIAS

Luís Silva e Inês Machado Oliveira destacaram-se no arranque do CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS!
Parabéns!

Decorreu nas instalações da Escola Profissional de Gaia, entre os dias 6 a 12 de julho de 2013, o Torneio Internacional de Xadrez da Cidade de Gaia que viria a ser ganho pelo Mestre Internacional português Sérgio Rocha, do Futebol Clube Barreirense, com 7 pontos em 9 possíveis. Os MI’s António Fróis, e o espanhol Pablo Garcia, ambos da Academia de Xadrez de Gaia, completaram o pódio em igualdade pontual com o campeão, mas pior coeficiente de desempate. Senlle Caride Miguel (AX Gaia) e o Mestre Nacional Paulo Pinho (GDR Amigos de Urgezes) terminaram este Open Internacional, também, com 7 pontos, mas os critérios de desempate ditaram a classificação final em 4º e 5º lugares respetivamente.
A delegação do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis fez-se representar por 8 atletas e em grande destaque estiveram Luís Silva que se posicionou em 9º lugar a escasso meio ponto da liderança e a actual Campeã Nacional Sénior, WCM Inês Machado Oliveira, classificou-.se em 15º lugar (6 pontos em 9 possíveis) na Classificação Geral.
O NXVSC-Didáxis fez-se representar ainda por Ivo Dias (5,5 pontos; 22º lugar), Afonso Fernandes (5,5 pontos; 24º lugar), Mariana Silva (5,5 pontos; 27º lugar), Ana Inês Silva (5 pontos; 37º lugar), Alice Machado Oliveira (4,5 pontos; 50º lugar), e Elisa Machado Oliveira (3,5 pontos; 72º lugar).
Este evento escaquístico contou com a participação de 94 atletas e foi pontuável para o CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e das Associações Territoriais (neste caso a do Porto). Integrado neste CIRCUITO o concelho de Vila Nova de Famalicão acolherá entre os dias 26 a 30 de agosto, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o I TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO organizado pela Associação de Xadrez de Braga, com o apoio da FPX – Federação Portuguesa de Xadrez, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis-Vale S. Cosme e do NXVSC-Didáxis (www.axbraga.weebly.com).