2012/12/15

DVII


X TORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se!
Luís Silva revalida o título!
Cerimónia de Encerramento: para mais tarde recordar!
Parabéns!

O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis organizou no passado dia 14 de dezembro, na Sala de Eventos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, o X TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados, tendo contado com a participação de alunos dos Agrupamentos Escola Trigal de Santa Maria, Padre Benjamim Salgado, da Escola Básica Integrada de Pedome, do Externato Delfim Ferreira, da Escola Secundária Sá de Miranda e da Escola anfitriã.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes meia centena de jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2012/2013, tendo como principal objetivo criar uma competição saudável entre os atletas do NXVSC-Didáxis com atletas provenientes de outros clubes escolares e federados.

Sob coordenação, arbitragem e direção de Prova dos professores Carlos Dias, presidente da AXDB, Andreia Oliveira, Mário Oliveira e Mariana Faria, professores responsáveis do NXVSC-Didáxis, o X TORNEIO DO VALE foi vencido, pelo segundo ano consecutivo, por Luís Silva (NXVSC-Didáxis) com um torneio 100% vitorioso: 7 vitórias em 7 jogos! De acordo com os critérios de desempate, Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis) e Luís Romano (NXVSC-Didáxis) classificaram-se em segundo e terceiro lugares, respetivamente, obtendo o mesmo número de pontos (6 vitórias e 1 derrota). Em 4º e 5º lugares, também, de acordo com o coeficiente de desempate, posicionaram-se as atletas do NXVSC-Didáxis Inês Machado Oliveira e Mariana Silva, respetivamente. A grande vencedora feminina foi Alice Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis) e em 2º e 3º lugares feminino classificaram-se Elisa Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis) e Filipa Costa (AE Padre Benjamim Salgado). No que diz respeito os escalões, o 1º prémio foi atribuído aos alunos: Afonso Azevedo (Sub-08, NXVSC-Didáxis), André Cardoso (Sub-10, NXVSC-Didáxis), Simão Barroso (Sub-12, NXVSC-Didáxis), Carlos Azevedo (Sub-14, NXVSC-Didáxis), Ivo Dias (Sub-16, NXVSC-Didáxis), João Romano (Sub-18, NXVSC-Didáxis) e Rui Pedro Gomes (Sub-20, NXVSC-Didáxis).
Este evento contou com a presença do representante do Pelouro do Desporto da CMVNF, Dr. Hugo Mesquita, bem como do Presidente da Direção Pedagógica desta Escola, Professor Alcino Faria, e reafirmaram, na Cerimónia de Encerramento, em cada um dos seus discursos “um apoio a 100% neste tipo de iniciativas”!
De salientar que em paralelo ao X TORNEIO DO VALE decorreu uma sessão de divulgação de JOGOS MATEMÁTICOS DE TABULEIRO (Produto, Hex e Avanço) destinada aos alunos do Ensino Secundário da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis com o propósito da participação dos melhores alunos na IX Final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que decorrerá em Évora, no dia 1 de março de 2013.
O jogo título na 1ª mesa: Luís Silva vs Inês Machado Oliveira (1-0),
onde se viveram emoções fortes até ao último instante!

Prémios do X TORNEIO DO VALE.

Mais informações: