2012/11/25

DV


CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE SEMI-RÁPIDAS
NXVSC-DIDÁXIS DOMINA (MAIS UMA VEZ) XADREZ JOVEM NACIONAL
AXDB LIDERA EM TÍTULOS ASSOCIAÇÕES DISTRITAIS
Da esquerda para a direita:
Mariana Faria (Chefe da Delegação), Ivo Dias, Inês M. Oliveira, Inês Silva, Rui Pedro Gomes, Mariana Silva, Luís Silva, Alice M. Oliveira, Rui Barreira, Carlos Azevedo, Elisa M. Oliveira, Carlos Dias (Encarregado de Educação e Presidente da AXDB), Simão Barroso e António José Ribeiro.
Delegação do NXVSC-Didáxis voltou a obter resultados surpreendentes:
3 títulos nacionais e 3 vice-títulos nacionais!
Parabéns!

Decorreu no passado dia 24 de Novembro, no Pavilhão Desportivo Dr. Aristides Hall da Universidade de Aveiro, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez federado, na vertente Semi-Rápidas (20 minutos para cada jogador acabar a partida).Este evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e  dos Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro. Este campeonato contou com 262 participantes distribuídos pelos escalões Sub-08 (33 participantes), Sub-10 (54 participantes), Sub-12 (55 participantes), Sub-14 (51 participantes), Sub-16 (37 participantes), Sub-18 (18 participantes) e Sub-20 (14 participantes).
A delegação do NXVSC - Didáxis foi chefiada pela professora Mariana Faria e os 12 alunos que “vestiram as cores da Didáxis” alcançaram, mais uma vez, resultados individuais surpreendentes!
Os grandes destaques desta delegação foram os títulos nacionais alcançados por Luís Silva, no escalão Sub-18, Inês Machado Oliveira, nos Sub-18 feminino e Alice Machado Oliveira, título nacional feminino na categoria Sub-10.
Luís Silva (6,5 pontos em 7 possíveis) alcançou o seu 3º título nacional, depois de se ter sagrado Campeão Nacional Sub-14 (2008) e Campeão Nacional Sub-16 (2010). No mesmo escalão, Inês Machado Oliveira (4,5 pontos em 7 possíveis) alcançou mais um título nacional feminino totalizando, até à data, 4 títulos nacionais femininos nas categorias Sub-12, 14, 16 e Sub-18!
Alice Machado Oliveira (6 pontos em 7 possíveis, 3º lugar absoluto), manteve a sua hegemonia na categoria feminina no escalão Sub-10 ao renovar o título conquistado na época transata, e chegou mesmo a “sonhar” com o título absoluto disputando um match de desempate com mais dois atletas: José Veiga (Academia de Xadrez de Gaia) e José Santos (Clube de Xadrez Escola João de Meira), tendo a vitória absoluta acabado por sorrir à mais jovem esperança do clube gaiense. Elisa Machado Oliveira (5 pontos em 7 possíveis, 5º lugar ex-aqueo absoluto), no seu primeiro ano no escalão Sub-10, sagrou-se vice-campeã nacional o que constituiu uma agradável surpresa.
As irmãs Inês Silva e Mariana Silva sagraram-se Vice-Campeãs Nacionais nos escalões Sub-12 e 16, respetivamente, e deram boas indicações do excelente momento de forma que atravessam no início da época escaquística 2012/2013. No escalão Sub-12, Simão Barroso (4 pontos em 7 jogos) com 3 vitórias na 3 últimas sessões fez uma agradável performance, classificando-se em 15º lugar ex-aqueo. No escalão Sub-16, Ivo Dias e António José Ribeiro posicionaram-se em 6º lugar ex-aqueo e 23º lugar ex-aqueo, respetivamente. Gonçalo Martins (CX Colégio Português) e Ana Beatriz Ribeiro (CXEJM) foram os grandes vencedores no escalão Sub-12 nas categorias absoluta e feminino, respetivamente, e David Martins (GD Dias Ferreira) e Joana Branco (AX Pedro Hispano) foram os vencedores, de forma incontestável, no escalão Sub-16 nas categorias absoluta e feminino, respetivamente.
Rui pedro Gomes (4 pontos em 7 possíveis) lutou por um lugar no pódio até à última sessão, mas teve que se contentar com o 4º lugar a escasso meio ponto do 3º classificado. José Margarido confirmou o favoritismo inicial e conquistou o título nacional Sub-20. No mesmo escalão, Ana Meireles (CXJM), também, não deu hipóteses à concorrência e conquistou mais um título nacional feminino.
Nos Sub-14, é de realçar o 15º lugar ex-aqueo obtido por Rui Barreira e Carlos Azevedo com uma performance acima dos 50%: 4 pontos em 7 possíveis. Gonçalo Silva (GD Ferroviários do Barreiro) e Ana Bastos (Clube Galitos), conquistaram os títulos absolutos e femininos, respetivamente.
No escalão Sub-08, o NXVSC-Didáxis não se fez representar por nenhum atleta. Tomás Bastião (AA Coimbra) e Catarina Matos (Santoantoniense FC) foram os vencedores incontestados na competição absoluta e feminina, respetivamente.
Desta forma, dos 14 títulos nacionais em disputa, o NXVSC-DIDÁXIS arrecadou, pelo terceiro ano consecutivo, o maior número de troféus, três, liderando o Xadrez Jovem Federado a nível nacional na vertente semi-rápidas. No que diz respeito as Associações Territoriais, a Associação de Xadrez do Distrito de Braga liderou os títulos nacionais conquistados somando 5 títulos em 12!
Estes resultados obtidos pelos atletas do jovem clube famalicense resultam do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, resultando no corolário de uma aposta contínua no Xadrez Jovem que tem vindo a ser feita desde que o NXVSC – Didáxis foi criado, permitindo sonhar com um clube cada vez mais forte, consolidando-se no panorama escaquístico nacional.
Estão de parabéns todos os Jogadores do NXVS.C-Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis, Direcção Pedagógica da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis e a Cooperativa de Ensino Didáxis.
Os nossos Campeões e Vice-Campeões Nacionais deram um contributo decisivo para que a AXDB obtive-se a liderança entre as Associações Territoriais!
Parabéns!

Mais informações: