2012/11/18

DIII


CAMPEONATO DISTRITAL DE XADREZ SEMI-RÁPIDAS INDIVIDUAL E EQUIPAS
NXVSC-DIDÁXIS FAZ O PLENO:
LUIS SILVA VENCEDOR ABSOLUTO
EQUIPA A VENCE COLETIVAMENTE
Delegação do NXVSC-Didáxis presente num fim de semana pleno de sucessos individuais e coletivos!
Parabéns!

O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis assinou no passado fim de semana mais uma bela página da sua história face aos resultados obtidos no Campeonato Distrital Absoluto de Semi-Rápidas (20 minutos de reflexão para cada jogador acabar a partida) Individual e por Equipas conquistando um pleno em vitórias nos dois Torneios realizados.
O Torneio Individual decorreu no dia 17 de novembro, no Estádio Municipal de Barcelos, organizado e arbitrado pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga e pelo clube anfitrião Clube Campismo Caravanismo de Barcelos. O jovem famalicense, com 6 vitórias e 1 empate, Luís Miguel Neves da Silva (NXVSC – Didáxis) revalidou o título distrital. O seu colega de equipa, Bruno Gomes (6 pontos em 7 jogos), alcançou o Vice-Título distrital mercê de uma vitória na última sessão ao 3º classificado, José Monteiro (Grupo Desportivo Recreativo Amigos de Urgeses), que obteve 5,5 pontos. A delegação do NXVSC-Didáxis foi composta por 16 atletas (recorde de participação entre Clubes!), num total de 43 participantes, sendo de destacar as classificações de Ivo Dias (4º lugar; 5 pontos), Afonso Fernandes (11º lugar; 4,5 pontos), António José Ribeiro, Hélio Silva, João Romano E Ana Inês Silva (13º lugar ex-aqueo; 4 pontos). Este evento escaquístico mostrou um elevado nível de competitividade e combatividade onde se respiraram emoções fortes até ao último segundo nas 7 sessões disputadas.

O Torneio por Equipas decorreu no dia seguinte, 18 de novembro, adotando-se, também, o Sistema Suíço de 7 sessões, onde cada ronda era disputada por 4 tabuleiros de cada clube. Esta prova contou com a participação de 55 jogadores, distribuídos por 11 equipas do Distrito de Braga, 4 das quais pertenciam ao NXVSC - Didáxis o que constituiu, tal como no Torneio Individual, um recorde em termos de participação numa prova distrital por equipas.
A equipa vimaranense Clube de Xadrez Escola EB 2,3 João de Meira A era a primeira cabeça de série e liderou a prova até à 3ª ronda na qual enfrentou a jovem equipa famalicense, NXVSC-Didáxis A, e sucumbiu pela margem miníma: 1,5-2,5. Nas restantes quatro sessões a primeira equipa do NXVSC-Didáxis não deu hipótese à concorrência com 4 vitórias consecutivas e alcançando o seu segundo título coletivo, depois da conquista na época 2009/2010, na vertente Semi-Rápidas: 20 pontos em 21 possíveis! Em 2º lugar, a escasso 1 ponto, classificou-se a equipa A do CXEEB2,3JM e o pódio ficou completo com a equipa A GDRAU que obteve 16 pontos.
Desta forma, a equipa A do NXVSC-Didáxis fez-se representar por Luís Silva (1º tabuleiro; 4 pontos em 7 jogos), Bruno Gomes (2º tabuleiro; 6 pontos em 7 jogos), Rui Pedro Gomes (3º Tabuleiro; 5,5 pontos em 7 jogos) e António Silva (4º tabuleiro; 6 pontos em 7 jogos). As equipas B, C e D do NXVSC-Didáxis classificaram-se, respetivamente, em 5º, 6º e 11º lugares.
Análise da partida entre MN Paulo Pinho e Luís Silva (1-0)...

Mais informações:
http://www.chess-results.com/tnr85305.aspx?art=1&lan=10 (INDIVIDUAL)