2012/12/15

DIX

LUÍS SILVA SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTO DE XADREZ SEMIRÁPIDO

Pódio Classificativo: (da esquerda para a direita)
Francisco Castro (Diretor de Prova), MF Vikor Ulyanovskyy (3º). Luís Silva (1º), MN Carlos Carneiro (2º) e Altino Costa (Árbitro Principal)

A Federação Portuguesa de Xadrez, de forma a promover o Xadrez em todas as zonas do País, organizou o XXXIV Campeonato Nacional Individual de Partidas Semi-Rápidas (20 minutos para cada jogador acabar a partida) no Pavilhão Desportivo Nº1 da Universidade da Beira Interior na Covilhã, com o apoio dos Serviços de Ação Social da UBI.


Luís Silva, em representação do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme - Didáxis, conseguiu superar a concorrência, levando de vencida a prova com 6 pontos em 7 possíveis revelando-se a grande surpresa da prova, pois era o 7º cabeça de série antes do início do torneio. A este feito notável, junta-se o record nacional, que perdurava há mais de 26 anos, alcançado pelo atleta famalicense, com apenas 17 anos, ao sagrar-se o mais jovem Campeão Nacional de Xadrez Absoluto na vertente semirápidas superando o Grande Mestre de Xadrez António Fernandes (1º cabeça de séria nesta prova) que com apenas 19 anos havia conquistado este título em 1986.
Fecharam o pódio deste Torneio o MN Carlos Carneiro (Profigaia) com 5,5 pontos e o MF Viktor Ulyanovskyy (FC Barreirense) com 5 pontos. Desta forma, o 1º cabeça de série, GM António Fernandes não conseguiu renovar o Título Nacional Individual de Partidas Semi-Rápidas (detentor de 6 títulos!) classificando-se em 5º lugar (5 vitórias e 2 derrotas) após duas derrotas consecutivas na 3ª e 4ª sessões perante o MF José Andrade (4º lugar, Mata de Benfica) e Gonçalo Silva (14º lugar, GD Ferroviários do Barreiro).

O NXVSC-Didáxis fez-se representar por mais quatro atletas: Bruno Gomes que lutou por um lugar no pódio até “ao último segundo”, mas não foi feliz na última sessão classificando-se num notável 9ºlugar; Rui Pedro Gomes não deixou o seu “crédito por mãos alheias” e voltou a demonstrar a sua regularidade, classificando-se em 12º lugar; o estreante João Romano demonstrou que terá um futuro risonho no “jogo das 64 casas” ao obter uma performance 50% vitoriosa correspondendo ao 17º lugar; Pedro Ferreira no “regresso aos tabuleiros” mostrou falta de ritmo competitivo e classificou-se em 21º lugar a escasso meio ponto do objetivo dos 3,5 pontos!

Este evento contou com a presença de 30 participantes (incluíam-se 7 atletas titulados) e teve como Diretor de Prova o atual Presidente da FPX, Francisco Castro, com arbitragem liderada por Altino Costa coadjuvado por Miguel Silva e Pedro Rego.

NXVSC-Didáxis invadiu "tranquilamente" a Covilhã!
Parabéns!


Mais informações: