2012/04/22

CDLXVII

FINAL DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ
NXVSC-Didáxis HEXACAMPEÃO POR EQUIPAS
LUÍS SILVA CAMPEÃO DISTRITAL
IVO DIAS VICE-CAMPEÃO DISTRITAL

O Hexacampeonato é nosso!
Parabéns!
Da esquerda para a direita:
Mário Oliveira (professor responsável NXVSC-Didáxis), Pedro Lanzinha, Inês Machado Oliveira, Carlos Guerra (Presidente da Associação de Pais), Rui Pedro Gomes (Organização), João Guerra, Pedro M. Ferreira (Organização), Alcino Faria (Presidente da Direção Pedagógica), Luís Silva, Ivo Dias, Luís Fernandes, Carlos Dias (Professor responsável da Escola EB 2,3 Bernardino Machado), João Guedes, Bruno Gomes (capitão da 1ª equipa do NXVSC-Didáxis).
Nota:
Na "fotografia de família" faltam os alunos participantes Nuno Marques, Pedro A. Ferreira, Rui Mesquita que estão, também, de Parabéns! E.. a fotógrafa "oficial" do NXVSC-Didáxis, Inês Pinheiro!
A Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis foi palco, pela quinta vez consecutiva, da FINAL DISTRITAL ESCOLAR do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2011/2012, no passado dia 21 de abril, contando com a participação de 13 Escolas do Distrito de Braga, num total de 60 jovens alunos xadrezistas dos escalões Iniciados e Juvenis.

Este evento foi organizado pelo Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro Local de Desporto Escolar -Braga.

A arbitragem foi chefiada pelo professor Carlos Dias (Escola EB 2,3 Bernardino Machado) e a direção da prova esteve a cargo do professor responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira. Os restantes professores responsáveis de cada uma das Escolas foram árbitros auxiliares.

De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, refletindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objetivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.

Na Final Juvenil, foi com satisfação que o NXVSC-Didáxis viu Luís Miguel Silva (7 pontos em 8 possíveis) conquistar o 1º lugar, nas Provas Individuais, ao sagrar-se Campeão Distrital Escolar de Xadrez 2012 cedendo apenas 2 empates e obtendo 6 vitórias. Ivo Dias, seu colega de equipa, alcançou o 2º lugar (6 vitorias, 1 empate e 1 derrota) e, desta forma, sagrou-se Vice-Campeão Distrital Escolar, pois beneficiou dos critérios de desempate em relação a Bruno Ribeiro (Escola EB 2,3 Gil Vicente), que obteve a mesma pontuação, “fechando” o pódio absoluto. Mariana Silva (Escola EB 2,3 de Tadim) sagrou-se Campeã Distrital (6 pontos), pois beneficiou dos critérios de desempate (confronto direto a seu favor) em relação a Inês Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis) que obteve o mesmo número de pontos.

O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme–Didáxis fez-se representar com 10 alunos sendo de destacar a prestação dos cinco melhores classificados na Final Juvenil: Luís Silva (11.2), Ivo Dias (8.7), Inês Machado Oliveira (10.1), João Guerra (12.2) e Nuno Marques (10.2). Desta forma, o título coletivo foi renovado de forma incontestável pelo sexto ano letivo consecutivo (hexacampeonato) obtendo um total de 29,5 pontos, deixando a 6 pontos de distância a Escola EB 2,3 de Tadim e a 8,5 pontos de distância da Escola Secundária Sá de Miranda, que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente. Desta forma, a Didáxis far-se-á representar no próximo dia 5 de maio, em Paços de Ferreira, no Regional Escolar, destinado aos alunos dos escalões Iniciados e Juvenis, na competição coletiva e individual face aos excelentes resultados obtidos!

A cerimónia de encerramento contou com um momento cultural dividido em duas partes: “Momentos Mágicos” com a participação do aluno Luís Barroso (11.2) que deliciou os presentes com momentos de verdadeira ilusão; “Declamação de uma Ode de Ricardo Reis” (heterónimo de Fernando Pessoa) pela aluna Anabela Rodrigues (12.2), acompanhada musicalmente pela flauta transversal de Rita Mesquita (7.8). Marcaram, também, a sua presença o Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis – Vale S. Cosme, Alcino Faria, bem como, do Presidente da Associação de Pais; Carlos Guerra, do Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Fernando Costa e do representante do pelouro da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Hugo Mesquita. No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade. A Didáxis foi bastante elogiada por Hugo Mesquita, pois “tem contribuído de forma decisiva na divulgação e promoção desta modalidade e, com os resultados obtidos, engrandece o nosso Concelho”. Para finalizar enalteceu “ o empenho de todos os professores, alunos e Encarregados de Educação na consecução deste tipo de atividades”.


QUADRO DE HONRA

FINAL DISTRITAL ESCOLAR JUVENIL DE XADREZ(CLDE Braga)

Ano lectivo 2011/2012

CLASSIFICAÇÃO ABSOLUTA

1º LUÍS SILVA (7 pontos), NXVSC-DIDÁXIS (JUV)

2º IVO DIAS (6,5 pontos), NXVSC-DIDÁXIS (INI)

3º BRUNO RIBEIRO (6 pontos), ESCOLA EB 2,3 GIL VICENTE (INI)

CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA

(Escolas representadas pelas 5 melhores classificações individuais)

1º NXVSC-DIDÁXIS; 29,5 pontos

2º ESCOLA EB 2,3 DE TADIM; 23,5 pontos

3º ESCOLA SECUNDÁRIA SÁ DE MIRANDA;21 pontos

CLASSIFICAÇÃO FEMININA (NÃO ACUMULÁVEL)

1º MARIANA SILVA (6 pontos) ESCOLA EB 2,3 DE TADIM (INI)

2º ROSA MARTINS (3 pontos) ESCOLA EB 2,3 JOÃO DE MEIRA (JUV)

3º MARTA SÁ (2,5 pontos) ESCOLA EB 2,3 DE TADIM (INI)

CLASSIFAÇÃO POR ESCALÕES (PRÉMIOS NÃO ACUMULÁVEIS)

INICIADOS

1º VIKTOR ZOMBORI, ESCOLA EB 2,3 RIBEIRÃO (INI)

2º MIGUEL FERREIRA, ESCOLA EB 2,3 DE MANHENTE (INI)

3º ANTÓNIO RIBEIRO, ESCOLA EB 2,3 DE TADIM (INI)

JUVENIS

1º INÊS MACHADO OLIVEIRA, NXVSC-DIDÁXIS (JUV)

2º JOÃO ROMANO, ESCOLA SECUNDÁRIA SÁ DE MIRANDA (JUV)

3º HENRIQUE VELOSO, ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMARES (JUV)

Mais informações: