2012/03/30

CDLXII

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ
Atletas do NXVSC-Didáxis continuam a brilhar






Elisa Machado Oliveira Campeã Nacional Sub-08
Alice Machado Oliveira Campeã Nacional Sub-10
Ivo Dias Vice-Campeão Nacional Sub-14
Inês Machado Oliveira Vice-Campeã Nacional Sub-16
Luís Silva 4º classificado no Nacional Sub-18










Delegação do NXVSC-Didáxis:
(Da esquerda para a direita)
João Guedes, Carlos Azevedo, Rui Barreira, Alice M. Oliveira, Luís Silva, Elisa M. Oliveira, Inês M. Oliveira, Ivo Dias, Carlos Dias (Encarregado de Educação) e Mário Oliveira (Professor responsável NXVSC-Didáxis).









Decorreu em Torres Vedras, no Hotel Golf Mar, entre os dias 25 e 29 de março, o Campeonato Nacional de Jovens e de Veteranos de Xadrez na vertente Lentas (90 minutos para cada jogador acabar a partida com 30 segundos de incremento por cada lance efectuado). Os Campeonatos Nacionais de Jovens foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio do Hotel Golf Mar, IDP, Câmara Municipal de Torres Vedras, FCCN e Águas do Vimeiro. A competição nacional de jovens subdividiu-se em 7 torneios, designadamente: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, num total de 400 jogadores.

O N.X.V.S.C. – Didáxis participou neste torneio pela nona vez consecutiva, fazendo-se representar com 8 atletas associados ao Distrito de Braga, sendo o balanço muito positivo, perspectivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respectiva sedimentação no Concelho de Vila Nova de Famalicão. O responsável pela delegação foi o professor Mário Oliveira que contou com o apoio dos Encarregados de Educação no transporte dos jovens atletas famalicenses.






Foi, pois, com enorme satisfação que o N.X.V.S.C.-Didáxis registou a conquista do título nacional feminino Sub-08 por parte da benjamim Elisa Machado Oliveira (6º lugar absoluto) que já havia conquistado na presente época o título feminino na vertente Semi-Rápidas. A obtenção do 1º lugar feminino, por parte da jovem atleta famalicense, foi obtida após duas vitórias categóricas num emocionante match de desempate entre três atletas que obtiveram 4 pontos em 7 possíveis: Elisa Machado Oliveira, Ana Pina (Clube de Xadrez Escola E.B. 2,3 João de Meira) e Ana Nunes (Santoantoniense F.C.-Barreiro). Este Torneio contou com a participação de 24 atletas e o grande vencedor absoluto foi Guilherme Matos (Santoantoniense F.C.-Barreiro) com uma performance invicta: 6,5 pontos.






Alice Machado Oliveira, também, atual campeã nacional Sub-10, na vertente Semi-Rápidas, não deu hipóteses à concorrência sagrando-se campeã nacional Sub-10, na vertente Lentas e classificando-se em 4º lugar absoluto, obtendo 5,5 pontos. Este Torneio contou com a participação de 71 atletas e o grande vencedor absoluto foi Li Dong Vicente (AC Luís de Camões) com uma performance invicta: 6,5 pontos.






Ivo Dias, no escalão Sub-14, em 65 participantes, alcançou o Vice-Título Nacional Absoluto (5,5 pontos), cedendo apenas 3 empates e obtendo 4 vitórias, chegando mesmo a sonhar com o título nacional na última sessão... O grande vencedor foi Guilherme Martins (Clube Amador de Mirandela) que cedeu apenas um empate com Ivo Dias obtendo 6,5 pontos. Mariana Silva (Clube de Xadrez Escola E.B. 2,3 João de Meira) foi a campeã nacional. O NXVSC-Didáxis fez-se representar por mais dois atletas: Rui Barreira e Carlos Azevedo que se classificaram em 34º e 48º lugares, respetivamente.






No escalão Sub-16, em 42 participantes, Inês Machado Oliveira, atual Vice-Campeã Nacional Absoluta, sagrou-se Vice-Campeã Nacional Sub-16 (6º lugar absoluto; 5 pontos) após ser derrotada na 6ª sessão por Inês Lima Santos (AX Mamede Diogo-Peniche) que acumulou o título nacional feminino com o Vice-Título Nacional Absoluto. O NXVSC-Didáxis fez-se representar por mais um atleta, o neófito João Guedes, que se classificou em 38º lugar, e na sua estreia mostrou grande margem de progressão no “jogo das 64 casas”. O grande vencedor foi José Vicente (AX Pedro Hispano-Soure) que cedeu apenas dois empates nas duas últimas sessões obtendo 6 pontos.






No escalão Sub-18, em 36 participantes, Luís Miguel Silva continuou a dar provas de estar em grande forma classificando-se em 2º lugar ex-aqueo, mas em virtude dos critérios de desempate obteve o 4º lugar absoluto a “escasso” meio ponto do grande vencedor, Mestre FIDE Jorge Viterbo Ferreira (GD Dias Ferreira-Matosinhos). Ana Meireles (Clube de Xadrez Escola E.B. 2,3 João de Meira) foi a campeã nacional.






Na cerimónia de encerramento foram, também, atribuídas certificações a 23 Clubes de Xadrez de Formação: 5 clubes de Grau 3, 5 clubes de Grau 2, 13 clubes de Grau 3. A Federação Portuguesa de Xadrez atribuiu o certificado de Clube Formador de Grau 2 ao NXVSC-Didáxis estando incluído num grupo restrito de 5 clubes (2 representantes de Lisboa, 1 de Setúbal, 1 de Leiria e 1 de Braga) que se afirmaram nas últimas épocas no panorama escaquístico internacional, nacional e distrital.
Atendendo aos resultados obtidos por estes atletas podemos afirmar que temos um futuro promissor, traduzindo-se consequentemente numa progressão do Xadrez Concelhio.










O NXVSC-Didáxis gostaria de agradecer o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis e da empresa têxtil HAMMACAB aos nossos atletas, bem como, aos Encarregados de Educação pela sua organização no transporte e toda a logística necessária para o bem-estar dos nossos atletas.






À margem do Campeonato Nacional de Jovens e Veteranos 2012 cerca de meia centena de pessoas assistiram ao lançamento de “O livro do Árbitro de Xadrez” no dia 27 de março, da parte da manhã. O evento foi aberto pelo dirigente da FPX, Dominic Cross, que em nome da Federação saudou a publicação que no eu entender é um contributo decisivo para a modalidade. Os autores, por seu lado, sublinharam sobretudo a importância do fair-play, que constitui de forma evidente um elemento de diferenciação face à maior parte dos desportos.
Porque “sem árbitro, não há desporto” e porque “a arbitragem é um sacerdócio: requer estudo, dedicação, espírito de serviço e paixão” Eduardo Viana e Carlos Oliveira Dias abrem assim as portas de um trabalho que já foi apadrinhado pela Federação Portuguesa de Xadrez e que a prazo pode mesmo vir a ter acolhimento na FIDE.
A cerimónia acabou ainda com a entrega de certificados aos que terminaram com sucesso a sua formação e estão aptos a dar o seu contributo ao serviço da arbitragem e, consequentemente, da prática do xadrez, num momento que serviu também para a Associação de Xadrez de Leiria homenagear Carlos Oliveira Dias, co-autor do livro e antigo presidente desta Associação.

O Quadro de Honra classificativo ficou assim disposto:
Sub 08
1º Absoluto: Guilherme Matos (Santoantoniense F.C., Distrito de Setúbal).
1º Feminino: Elisa Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis, Distrito de Braga).
Sub 10
1º Absoluto: Li Dong Vicente (AC Luís de Camões, Distrito de Lisboa)
1º Feminino: Alice Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis, Distrito de Braga).
Sub 12
1º Absoluto: André Sousa (Grupo de Xadrez do Porto, Distrito do Porto)
1º Feminino: Rita Jorge (AX António Mamede Diogo, Distrito de Lisboa).
Sub 14
1º Absoluto: Guilherme Martins (Clube Amador Mirandela, Distrito de Bragança)
1º Feminino: Mariana Silva (CX Escola E.B. 2,3 João de Meira, Distrito de Braga).
Sub 16
1º Absoluto: João Vicente (AX Pedro Hispano, Distrito de Coimbra)
1º Feminino: Inês Lima Santos (AX António Mamede Diogo, Distrito de Lisboa).
Sub 18
1º Absoluto: Jorge Viterbo Ferreira (GD Dias Ferreira, Distrito do Porto)
1º Feminino: Ana Meireles (CX Escola E.B. 2,3 João de Meira, Distrito de Braga).
Sub 20
1º Absoluto: António Vasques (Santoantoniense F.C., Distrito de Setúbal)
1º Feminino: Márcia Machado (AA Universidade doas Açores).

Mais informações:
http://jovens.fpx.pt/
http://chess-results.com/tnr69003.aspx?art=1&rd=7&lan=10&fed=POR
Jornal Opinião Pública: