2012/04/15

CDLXVI

CAMPEONATO NACIONAL DE XADREZ POR EQUIPAS
NXVSC-DIDAXIS I GARANTE MANUTENÇÃO NA 1ª DIVISÃO (APURAMENTO)
NXVSC-DIDAXIS II DESPROMOVIDO À 3ª DIVISÃO
NXVSC-DIDAXIS III GARANTE MANUTENÇÃO NA 3ª DIVISÃO


Equipa A do NXVSC-Didáxis à direita (Luís silva, Bruno Gomes, Inês M. Oliveira e Yaroslav Minakov) defronta a experiente equipa A do GXP (MN António Silva, Hugo Martins, MN Fernando Cleto e José Rodrigues).

GXP A (2,5)-NXVSC-Didáxis (1,5)


A equipa B do NXVSC-Didáxis (à esquerda) não foi feliz perante a equipa B do GXP e na última sessão e acabou despromovido da II divisão.
GXP B (3)-NXVSC-Didáxis B (1)




Decorreu no passado fim de semana a última sessão do 54º Campeonato Nacional da I (Fase apuramento), II e III Divisões por Equipas.
O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis está representado com uma equipa em cada uma das divisões.
As duas primeiras equipas do NXVSC-Didáxis deslocaram-se à sede mítica, na Rua Passos Manuel nº183, do Grupo de Xadrez do Porto, Clube de Xadrez ativo mais antigo da Península Ibérica conta com 72 anos de existência, para defrontar as equipas homónimas.
A equipa A com a manutenção já assegurada depois de uma fantástica campanha num campeonato muito competitivo, I Divisão (Fase Apuramento) fez valer “cara” a derrota, sucumbindo apenas a jovem famalicense, Inês Machado Oliveira, perante o experiente Mestre Nacional Fernando Cleto. No 1º, 2º e 4º tabuleiros, Luís Silva, Bruno Gomes e Yaroslav Minakov, respetivamente, empataram perante adversários teoricamente mais fortes. O Grupo Desportivo Diana de Évora e o Clube Galitos de Aveiro disputarão na próxima época a Fase Final da I Divisão após classificarem-se em 1º e 2º lugares, respetivamente. O GXP A e o NXVSC-Didáxis A ao ocuparem o 3º e 4º lugares, respetivamente, asseguraram a manutenção e desceram para a II Divisão as equipas AC Luís de Camões, GX Alekhine, AEJ S. João da Madeira e Palma e Arredores.
A equipa B bastava-lhe um empate para, também, assegurar a manutenção, desta vez na II Divisão. No entanto, num “jogo de aflitos”, a experiente equipa portuense precisava de vencer para escapar à despromoção e obteve de forma contundente 3-1 a seu favor. Apenas o jovem famalicense João Cruz levou de vencida João David, e Luís Romano, José Veloso e Marco Pereira não conseguiram contrariar o favoritismo inicial de Dinis ribeiro, Rui Mendes e Adelino Botelho. A equipa PROFIGAIA venceu esta série e disputará na próxima época a I Divisão (Fase Apuramento) e a equipa B do NXVSC-Didáxis e o clube Amanhã da Criança desceram para uma das oito séries da III Divisão.
A 3ª equipa do NXVSC-Didáxis com a manutenção assegurada, desde a terceira sessão, foi a grande surpresa da Série A da III Divisão Nacional por equipas. À partida da 7ª e última jornada tinha desde já um lugar assegurado no pódio e ambicionava o 2º lugar… No entanto, o clube bracarense Apaxes En Passant consolidou o 2º lugar após uma vitória tangencial por 2,5-1,5. Alice Machado Oliveira, atual campeã nacional Sub-10, venceu, no 3º tabuleiro, Elisa Correia e Pedro Ferreira, no 1º tabuleiro, empatou com Jorge Costa. No 2º e 4º tabuleiros, Nuno Campos e Elisa Machado Oliveira, atual campeã nacional Sub-08, perderam com adversários teoricamente mais fortes. A equipa Clube de Xadrez Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães) após vencer esta série, disputará na próxima época a II Divisão e o Clube Ténis de Mesa (Chaves) e o GD Lomarense (Braga) desceram para os Campeonatos Distritais.
Os promissores resultados permitem sonhar com um clube cada vez mais forte, consolidando-se no panorama escaquístico nacional já que na próxima época estará representado em 2 Divisões no Campeonato Nacional por Equipas!

Mais informações: http://equipas.fpx.pt/index.php?pagina=classificacoes