2009/01/18

CCV

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO
DO
IV TORNEIO FECHADO DO VALE


Rui Pedro Gomes o grande vencedor
Decorreu, dos dias 19 a 23 de Dezembro de 2008, na Sala de Xadrez da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis, o IV Torneio Fechado do Vale a contabilizar para elo F.I.D.E..

A organização esteve a cargo do N.X.V.S.C.-Didáxis e os atletas participantes tiveram acompanhamento técnico do treinador credenciado pela Federação Portuguesa de Xadrez, António Caramez Pereira. O professor responsável, Mário Oliveira, por esta iniciativa garantiu “que esta é uma experiência a repetir-se, dado que esta semana proporcionou análise de partidas dos participantes, apresentação e práticas de métodos de treino, resolução de exercícios tácticos e posicionais, estudo de finais, entre outros temas, promovendo a aquisição de novos saberes escaquísticos”.

Esta iniciativa contou com a presença de 10 jogadores do N.X.V.S.C.-Didáxis (Nelson Torres, Rui Pedro Gomes, João Cruz, Luís Miguel Neves da Silva, Ivo Dias, Alice Marinho, Hélio Silva, Nuno Miguel Silva, João Veloso e Pedro Ferreira).

A cerimónia de encerramento decorreu no passado dia 16 de Janeiro e contou com a presença do Presidente da Direcção Pedagógica, José Fernandes, que enalteceu este tipo de iniciativas atendendo ao facto de “estes jovens xadrezistas terem a oportunidade de investir nesta modalidade, nas suas férias escolares, visando continuar a dar cartas nas competições distritais e nacionais". A finalizar o seu discurso enalteceu as vantagens deste mui nobre jogo que constitui “um instrumento formativo de primeira ordem, já que faz desenvolver capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribui para a formação integral da pessoa”. De seguida, os alunos participantes foram presenteados com um livro de todas as partidas jogadas com análises, da autoria de António Caramez Pereira, e de uma aula suplementar que incidiu numa visão global dos erros cometidos e com conselhos práticos, com vista à evolução individual de cada atleta.

O grande vencedor do IV Torneio Fechado do Vale foi Rui Pedro Gomes (8,5 pontos em 9 possíveis), depois de vencer o III Torneio Fechado do Vale no passado mês de Agosto. Em 2º e 3º Lugares classificaram-se Luís Miguel Neves da Silva e Ivo Dias, respectivamente.
Este evento permitiu que 2 jogadores obtivessem elo FIDE: Nuno Miguel Silva ( elo 1450) e Hélio Silva (elo 1550).

A cerimónia de encerramento culminou com uma aula de Xadrez