2008/12/21

CC

VI TORNEIO DO VALE: Sucesso repetido!

Cerimónia de Encerramento
O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis (N.X.V.S.C.) organizou no passado dia 18 de Dezembro de 2008, na Sala de Eventos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, o VI TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Actividades do Encerramento do 1º Período. Este Torneio dirigia-se aos jogadores do Clube e alunos da Escola, sendo vencido pela segunda vez consecutiva por Yaroslav Minakov (aluno da turma 12.1), com 5,5 pontos em 7 possíveis, mas desta vez fruto de melhor coeficiente de desempate. A liderança foi partilhada por mais 3 atletas: Bruno Gomes (ex-aluno matriculado no 2º ano de Engenharia Informática - FEUP), Luís Silva (8.3, actual Campeão Nacional Sub-14 Semi-Rápidas) e Ivo Dias (5.7, Top-5 Nacional Sub-12), demonstrando o elevado nível de competitividade deste Campeonato. Inês Machado Oliveira foi a vencedora feminina seguindo-se, respectivamente, Catarina Cunha (ex-aluna matriculada no 1º ano de Engenharia Biomédica – UMinho) e Ana Sampaio (11.2).Este evento registou uma grande adesão de toda a comunidade escolar e contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto, Dr. Jorge Paulo Oliveira, bem como, do Presidente da Direcção Pedagógica desta Escola, Dr. José Fernandes, e dos Directores Pedagógicos Emília Cardoso e Hélder Cardoso.

Esta iniciativa, que contou com a presença de meia centena de jogadores, pretendeu dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano lectivo 2008/2009, tendo como principal objectivo criar uma competição saudável entre os alunos.

Esta competição foi coordenada e arbitrada pelos professores Mário Oliveira e José Azevedo. De salientar que o evento contou com a presença e apoio dos jogadores do Grupo Desportivo Dias Ferreira de Matosinhos, estando integrados nessa comitiva os Mestres Distritais do Porto António Caramez e Ricardo Margarido que realizaram simultâneas com os alunos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis.