2007/06/26

LXXIX

N.X.V.S.C.-Didáxis:
Final de época escolar e federada em beleza!
Bruno Gomes, 1º tabuleiro, do N.X.V.S.C.-Didáxis e Vice-Campeão Distrital Escolar 2007, teve um contributo importante para a manutenção da sua equipa na III Divisão Nacional Equipas


Com a organização da Federação Portuguesa de Xadrez e a supervisão de Fernando Gouveia, decorreu, ao longo dos meses de Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho, o Campeonato Nacional Federado de Xadrez da III Divisão 2007, estando este dividido em 6 séries num total de 42 equipas.

O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis, à semelhança do ano transacto, marcou a sua presença nesta época na qualidade de Campeão Distrital Absoluto Equipas 2007. Das 7 jornadas disputadas à melhor de 4 tabuleiros, o N.X.V.S.C.-Didáxis assegurou a permanência apenas na última jornada, graças a uma vitória categórica por 3,5-0,5 ao Clube de Xadrez da Escola E.B. 2,3 João de Meira (Guimarães), campeão distrital absoluto equipas da época transacta, beneficiando da derrota do Operário F.C. (Vila Nova de Famalicão) por 3-1 perante os Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio C. Desta forma, Operário F.C. e Escola E.B. 2,3 João de Meira desceram para os Distritais classificando-se em 7º e 8º lugares, respectivamente e o N.X.V.S.C.-Didáxis em 6º lugar.
De realçar as prestações de todos os atletas que estiveram envolvidos em mais um importante marco na história do clube de xadrez: Bruno Gomes (3 pontos em 6 jogos), Catarina Cunha (2 pontos em 5 jogos), Cláudio Rafael Silva (0 pontos num jogo), Nelson Torres (0 pontos em 3 jogos), Rui Pedro Gomes (1 ponto em 4 jogos), José Cunha (0,5 pontos em 2 jogos) e Mário Oliveira (5 pontos em 7 jogos), perfazendo um total de 11,5 pontos.

A equipa vencedora e favorita desde o início à conquista do título de Campeão Nacional da III Divisão Equipas foi o Grupo Desportivo Dias Ferreira B, contudo não poderá subir de Divisão, dado que a Equipa A milita actualmente no Nacional da II Divisão Equipas. Se a equipa A do A.M.A.S. não descer da I Divisão para a II Divisão, então A.M.A.S. C, equipa classificada em 2º lugar, poderá subir de divisão. Caso contrário, o Grupo de Xadrez da Boa Nova - Porto (3º lugar) beneficiará do acesso.
Relativamente ao Desporto Escolar decorreu a Gala de Encerramento no passado dia 21 de Junho na Escola Secundária Carlos Amarante.
Dos vários prémios individuais, Ivo Dias (Infantil A, 2º lugar); Marcos Ribeiro (Infantil B, 3º lugar); João Ribeiro (Iniciado, 3º lugar); João Bastos (Juvenil, 2º lugar) e Cláudio Rafael Silva (Juvenil, 3º lugar); Bruno Gomes (Vice Campeão Distrital Escolar e 1º Júnior) e Duarte Ribeiro (Júnior, 2º); e Inês Machado Oliveira (Feminina, 1ª ), é importante realçar o título de Campeão Distrital por Equipas de Desporto Escolar na vertente Xadrez conquistado pela 1ª vez, quebrando-se a hegemonia das Escolas Vimaranenses. Em 2º lugar equipas, classificou-se a Escola E.B. 2, 3 João de Meira (Guimarães) e o último lugar do pódio foi ocupado pela Escola E.B. 2,3 de Ribeirão.

Com efeito, as actividades escaquistícas não param e o N.X.V.S.C.-Didáxis, com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, organizará o Campeonato Distrital Equipas de Rápidas (partidas de 5 minutos para cada jogador terminar a partida), no próximo dia 7 de Julho, às 15.00 horas, na Sala de Eventos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis.


Mais informações:


http://www.fpx.pt/~ficheiros/CNEquipas20062007/3DIV20062007_A_Class.pdf


http://www.fpx.pt/~ficheiros/CNEquipas20062007/3DIV20062007_A_Result.pdf (Desporto Federado)


http://alfarrabio.di.uminho.pt/de-braga/ (Desporto Escolar)