2007/04/23

LXIV

FINAL DISTRITAL ESCOLAR
DE XADREZ
2007

Inês Machado Oliveira, Campeã Distrital Escolar Feminina

Bruno Gomes, Vice-Campeão Distrital Escolar de Xadrez

A Escola E.B. 2, 3 João de Meira (Guimarães) foi palco do Torneio de Encerramento Escolar do C.A.E. de Braga que decorreu em paralelo com o IV Torneio Aberto Sub-20 Escola E.B. 2,3 João de Meira, do Ano Lectivo 2006/ 2007, no passado dia 22 de Abril, contando com a participação de 12 Escolas do Distrito de Braga e clubes federados vindos do Centro e Norte do país, num total de 239 jovens xadrezistas.

O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis fez-se representar com 23 alunos na vertente Desporto Escolar, sendo 5 desses alunos federados no Operário F.C. e os restantes no N.X.V.S.C. - Didáxis. De realçar, aqui, que o contributo da Escola Cooperativa Vale S. Cosme para a afirmação progressiva do Xadrez no Concelho de Vila Nova de Famalicão e sensibilização da importância da prática desportiva desta modalidade nas Escolas alarga-se às escolas vizinhas do 1.º Ciclo Básico do Agrupamento supracitado através da criação no presente ano lectivo da Escola de Referência Desportiva da Didáxis – Xadrez.

De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, reflectindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objectivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.

Foi com satisfação que o N.X.V.S.C. - Didáxis viu Bruno Gomes, nas Provas Individuais, sagrar-se Vice-Campeão Distrital Escolar de Xadrez com os memos pontos que Nuno Martinho (Escola E.B. 2,3 João de Meira), mas pior coeficiente de desempate. O último lugar do pódio foi ocupado por Telmo Gomes (Escola E.B. 2,3 João de Meira). Inês Machado Oliveira foi a grande revelação sagrando-se Campeã Distrital Escolar Feminina obtendo 6 vitórias ficando apenas a um ponto do 1º Classificado da Geral.

No que concerne ao IV Torneio Aberto, André Viela foi o vencedor com uma prestação 100% vitoriosa (G.D. Dias Ferreira - Matosinhos) seguido de Gustavo Pires (Clube Galitos – Aveiro) e Ricardo Margarido (G.D. Dias Ferreira - Matosinhos). Na classificação feminina o pódio foi ocupado por Ana Libório (C.A. Mirandela), Agna Gabriel (C.A. Mirandela) e Inês Lima Santos (A.R. Penichense).Por equipas (soma da pontuação das 4 melhores classificações individuais), o G.D. Dias Ferreira sagrou-se um natural vencedor seguido do Clube Galitos (Aveiro) e Operário F.C. (Famalicão).

No final do Torneio, todos os professores e responsáveis dos clubes federados foram unânimes ao consideraram os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta actividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.