2007/03/23

LVI



INAUGURAÇÃO


(Parte II)


Foi com grande satisfação que a Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis inaugurou a Sala de Xadrez do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis, na passada Sexta-feira, dia 16 de Março, pelas 21.30h.

A inauguração contou com a presença do presidente da Direcção Pedagógica, Dr. José Fernandes e do presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Eng. Fernando Castro, bem como de dezenas de alunos que fazem parte do N.X.V.S.C.-Didáxis e respectivos encarregados de Educação.

Na cerimónia de Abertura, o Eng. Fernando Castro mostrou-se agradado com o convite, referindo que “investimentos desta natureza por parte de uma Escola no Distrito de Braga são pioneiros e são exemplos como este que devem ser seguidos, dado que o XADREZ representa uma ferramenta pedagógica importante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, estando comprovado por inúmeros estudos realizados e experiências bem sucedidas”. O Dr. José Fernandes enalteceu todo o trabalho desenvolvido desde a criação (ano lectivo 2003/2004) deste Núcleo revelando que o Xadrez “potencia com a sua prática um melhor rendimento escolar, potencializando a capacidade de raciocínio lógico-matemático, desenvolvendo a atenção e poder de concentração, assim como a criatividade e imaginação”.

A inauguração brindou os presentes com a apresentação da curta-metragem “N.X.V.S.C.-Didáxis: 2 anos de história” onde foram recordadas as actividades desenvolvidas nos anos lectivos 2003/2004; 2003/ 2004/ e 2005/2006 e os inúmeros êxitos individuais e colectivos.

Os Mestres de Xadrez Marco Viela, António Caramez Pereira e Ricardo Margarido, provenientes do G. D. Dias Ferreira (Matosinhos), realizaram simultâneas de Xadrez com os alunos que integram o N.X.V.S.C.Didáxis e o Grupo de Teatro “Stock Limitado”, supervisionados pelo professor Carlos Silva, manteve o bom humor “em alta” nas mentes dos nossos xadrezistas, até ao fim deste evento.

Uma festa para mais tarde recordar!...