2007/02/15

XLVIII

N.X.V.S.C. - Didáxis
participa pela 3ª vez consecutiva no
VII Encontro Nacional Escolar - Individual

Catarina Cunha
Vice-Campeã Nacional Escolar do Ensino Secundário


João Ribeiro (3º Ciclo) e Inês Oliveira (2º Ciclo)
obtêm 3º lugar

Os jogadores do Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme (Didáxis), vertente Desporto Escolar, da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis participaram no dia 8 de Fevereiro (5ª feira), no Externato da Benedita (Distrito de Leiria), no VII Encontro Nacional de Escolas - Individual.

Com o apoio do Ministério da Educação, da Associação de Xadrez de Leiria, Federação Portuguesa de Xadrez e arbitragem e organização de Júlio Flores e de José Cavadas, esta competição foi subdividida em dois torneios. O Torneio A teve a participação de 101 alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.Entre os 101 alunos, 10 pertenciam ao N.X.V.S.C. – Didáxis, sendo de destacar a classificação de João Guerra (14º lugar, 5 vitórias em 7 jogos), Ivo Dias, Luís Silva e Luís Sande Carvalho (26º, 35º e 38º lugares, respectivamente com 4 vitórias em 7 jogos). Inês Oliveira esteve em grande destaque ocupando o 3º lugar do pódio feminino na classificação final do 2º Ciclo, obtendo 4 vitórias em 7 jogos.
O Torneio B contou com a participação de 184 alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário, 20 dos quais pertenciam ao N.X.V.S.C. – Didáxis. Catarina Cunha, aluna do Ensino Secundário da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, foi a grande surpresa da prova, sagrando-se Vice-Campeã Nacional Escolar de Xadrez do Ensino Secundário e classificando-se na 3ª posição feminina atrás de Ana Libório (Escola Secundária Luciano Cordeiro-Mirandela) e Mariana Silva (aluna do 3º ciclo do Externato Cooperativo da Benedita). O grande vencedor foi, também uma grande surpresa, Daniel Bray (Colégio Nery Capucho – Marinha Grande), obtendo 6 vitórias e 1 empate em 7 jogos. De sublinhar a 3ª posição na classificação final do 3º Ciclo obtida por João Ribeiro, ex-campeão nacional escolar do 2º ciclo - 2005, com 6 vitórias em 7 jogos. Prestações igualmente satisfatórias foram as de Marcos Ribeiro, Nelson Torres, Duarte Ribeiro, João Bastos, Hélder Ribeiro, posicionando-se respectivamente na 15ª, 23ª, 24ª, 26ª e 30ª posições, todos com 5 vitórias em 7 jogos.
Este Encontro Nacional de Escolas de Xadrez provou, mais uma vez, que esta modalidade é um estímulo poderoso da tenacidade, da capacidade de sacrifício e do espírito competitivo, desenvolvendo a capacidade de superação, a auto-estima e a auto-confiança dos seus praticantes. Os excelentes resultados obtidos pelos alunos desta Escola Distrito de Braga são fruto da criação do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis, culminando este ano lectivo com a criação da Escola de Referência Desportiva da Didáxis abrangendo o Agrupamento de Escolas do 1º Ciclo do Vale do Pelhe, a Escola E.B. 2, 3 Júlio Brandão (V.N.Famalicão) e o Externato Leonardo Da Vinci – Braga (Modalidade Escolar Xadrez).

Mais informações:
Classificação Final 1º e 2º Ciclos
Classificação Final 3º Ciclo/Secundário