2021/12/18

MXXXVIII

 

3rd Ave Chess Xmas: a tradição mantém-se

João Cotter Vencedor Infantil

Francisco Duarte Silva Vencedor Benjamim

O Clube de Xadrez A2D organizou no dia 17 de dezembro o 3rd Ave Chess Xmas, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1.º Período do Colégio do Ave.

Este Torneio dirigia-se a alunos do 1.º ciclo do Colégio do Ave inscritos no Clube de Xadrez Escolar com o objetivo de promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, preparando-os para competições internas e extraescolares.


A arbitragem e direção de prova esteve a cargo de Mário Oliveira, professor responsável dos Clubes Xadrez Escolar do Colégio do Ave, sendo coadjuvado pelas alunas do 10.º ano, Lara Dinis e Maria Fernandes.

Seguindo as orientações estabelecidas pelo Plano de Contingência do Colégio do Ave, este evento foi dividido em dois Torneios: Benjamim, destinado a 14 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade; Infantil, que incluiu 10 alunos do 3.º aos 4.º anos de escolaridade.

Esta iniciativa contou, mais uma vez, com o apoio do CX A2D, do projeto IntegratEnglish e patrocínio da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave.

O grande vencedor na categoria Benjamim foi Francisco Duarte Silva (1.º B), e em 2.º, 3.º e 4.º lugares classificaram-se Miguel Maria (2.ºA), Tiago Pereira (2.ºB) e Tomás Mendes (2.ºB), respetivamente.

O grande vencedor na categoria Infantil foi João Cotter (4.ºA) e o pódio absoluto foi completo por José António Ramos (4.ºA) e Francisco Soares (3.ºB)  que se posicionaram em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

A cerimónia de encerramento contou com a presença da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa e Marta Ribeiro, e do Professor Mário Oliveira.

No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.