2021/11/06

MXXXIV

 

II TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D

CARLOS NOVAIS SAGRA-SE VENCEDOR

Decorreu no dia de 6 de novembro o II TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D no polo desportivo do Centro de Investigação e Inovação do Ensino Superior – Vale S. Cosme.


Esta competição xadrezística marcou o arranque da época desportiva 2021/2021 do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis e constituiu mais um momento marcante nos dezoito anos de história do clube famalicense, pois retomou-se a prática competitiva presencial na sede do CX A2D.

A direção da prova esteve a cargo de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e a arbitragem por Carlos Dias. Foram disputadas 6 partidas num ritmo rápido (10 minutos KO para cada jogador completar a sua partida) onde o Rei foi intergeracional já que reuniu 24 participantes entre os 6 e os 71 anos de idade.




O grande vencedor foi Carlos Novais que alcançou uma performance 100% vitoriosa: 6 vitórias em 6 jogos! Em 2.º e 3.º lugares posicionaram-se Luís Romano e Luís Gonçalves, com menos 1 ponto, ordenados, desta forma, pelos critérios de desempate.



Foram ainda premiados com o 1.º lugar por escalão Carlos Marco Pereira (Veterano), Simão Cardoso (Sub-20), José Nuno Carvalho (Sub-18), João Pedro Afonso (Sub-16), Rafael Mallier (Sub-14), João Diogo Pereira (Sub-12), João Araújo (Sub-10), Tiago Pereira (Sub-08) e Inês Marreiros alcançou o 1.º lugar feminino.

Este Torneio dirigiu-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o convívio entre os xadrezistas mais novos e mais experientes, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas”, garantindo, assim, a continuidade da formação de jovens xadrezistas, preparando os seus atletas para competições nas vertentes escolar e federada.

Esta iniciativa contou com o apoio da AXDB, CIIES-Vale S. Cosme e CX A2D e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.


A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Pedro Oliveira, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, e do Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira. 

No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho de formação que o CX A2D tem desenvolvido a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras. Para finalizar, o Sr. Vereador Pedro Oliveira mostrou disponibilidade e continuidade no apoio por parte do município famalicense “às iniciativas que o CX A2D tem apresentado em prol da divulgação e afirmação deste jogo-ciência”.




Mais informações:

https://chess-results.com/tnr589318.aspx?lan=10&art=1