2021/11/21

MXXXV

 I Torneio de Xadrez da Cidade de Fafe

Carlos Novais vence e convence

Fafe acolheu, pela primeira vez, um Torneio de Xadrez graças a ter abraçado a modalidade na vertente federada com a criação da secção de Xadrez por parte do Grupo Cultural e Recreativo Nun'Álvares na época transata 2020/2021.

Este evento realizou-se no passado sábado, dia 20 de novembro, na Biblioteca Municipal de Fafe e contou com a organização do Grupo Cultural e Recreativo Nun'Álvares - Secção de Xadrez e com o apoio da Câmara Municipal de Fafe e da AXDB– Associação de Xadrez do Distrito de Braga. A arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias e o diretor de prova foi Vítor Rodrigues.

Contando com a participação de 21 atletas, o Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por 4 atletas: Mestre Nacional Ivo Dias, Carlos Novais, Duarte Abreu e Guilherme Leal.


O grande vencedor, com 5 vitórias e 1 empate (5,5 pontos), foi Carlos Novais (CX A2D, prémio monetário de 50 euros) e em 2.º lugar classificou-se o seu colega de equipa, MN Ivo Dias, com 5 pontos (4 vitórias e 2 empates, prémio monetário de 30 euros). Pedro Gil (VSC) fechou o pódio absoluto com 4,5 pontos com prémio monetário de 20 euros.

Carlos Novais mantém uma senda de vitórias, depois de vencer há duas semanas o II TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CX A2D.

Os jovens atletas do CX A2D Duarte Abreu (Sub-14) e Guilherme Leal (Sub-12), também estiveram em bom plano ao classificarem-se em 6.º e 10.º lugares, respetivamente.

A cerimónia de encerramento contou com a presença de Paula Nogueira, Vereadora do Desporto, e felicitou todos os participantes e organização pela boa iniciativa, fazendo votos de que este seja o primeiro de muitos torneios de xadrez realizados em Fafe.

A próxima semana mantém uma agenda preenchida de atividades xadrezísticas no distrito, nomeadamente com a realização de dois eventos na associação cultural vimaranense Círculo Arte e Recreio: 3.ª sessão do CD Absoluto AXDB 2021/2022, 26 de novembro às 21h30m; e I Torneio Internacional de Xadrez Francisco Agra, 27 de novembro das 14h30m às 19h00m.


Mais informações: https://chess-results.com/tnr589991.aspx?lan=10&art=1