2012/06/09

CDLXXXI

NXVSC-DIDÁXIS ENCERRA
ANO LETIVO DE DESPORTO ESCOLAR EM BELEZA


Realizou-se no passado dia 8 de junho, DIA DO AGRUPAMENTO DAS ESCOLAS VALE DE ESTE, na Escola EB I Arnoso Santa Maria, em Arnoso, o I TORNEIO INTER-ESCOLAS DE XADREZ POR EQUIPAS do Concelho de Vila Nova de Famalicão.
Participaram neste evento três Escolas: Escola EB I Arnoso Santa Maria ( 3 equipas), Escola EB I de Pedome (3 equipas) e Didáxis-Vale S. Come (2 equipas) totalizando 8 equipas em competição adotando-se o "sistema de todos contra todos" a quatro tabuleiros.

Um dos grandes objetivos deste Torneio foi promover o convívio, a partilha de saberes e experiência entre alunos das diferentes Escolas em que para muitos caracterizou-se pela derradeira participação em eventos escaquísticos na vertente escolar...
 
O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme Didáxis contou com participação de cinco alunos da turma 2 do 12º ano: Rui Pedro Gomes, Pedro Ferreira, João Guerra, Nuno Campos e Renato Salgado. Participaram, também, Luís Silva (11.2), Ivo Dias (8.7) e Carlos Azevedo (7.8).

Foi com naturalidade que a experiência dos alunos do NXVSC-Didáxis, atual hexacampeão distrital e bicampeão regional escolar, levou à obtenção dos dois primeiros lugares por equipas: NXVSC-Didáxis A e B, respetivamente. O último lugar do pódio foi ocupado pela a equipa A da Escola EBI de Pedome.
Na cerimónia de encerramento foi entregue um troféu de participação a cada uma das escolas participantes e a professora responsável do Núcleo de Xadrez da Escola EB I Arnoso Santa Maria, Maria Augusta Silva, fez votos para que este torneio se realize todos os anos desejando a participação de mais escolas já no próximo ano letivo!
Convívio com Escolas do Concelho de Vila Nova Famalicão foi o culminar de 8 anos de partilha (5º ao 12º anos de escolaridade) com os alunos da 12.2: Rui Pedro Gomes, Pedro Ferreira, João Guerra, Nuno Campos e Renato Salgado.
Participaram, também, Luís Silva (11.2), Ivo Dias (8.7) e Carlos Azevedo (7.8).
Parabéns pela participação e pela obtenção dos dois primeiros lugares por equipas!
O pódio foi completado pela a equipa A da Escola EBI de Pedome.


NXVSC-Didáxis A ,capitaneados por Ivo Dias, venceu os sete encontros disputados pela margem máxima de 4-0.
NXVSC-Didáxis B apenas perdeu com a equipa A do NXVSC-Didáxis A.
Parabéns!


Renato Salgado disputando a sua última partida na vertente escolar...
O Xadrez federado espera por ti...
Parabéns!


Luís Silva vs João Guerra (1-0).
O jogador com maior ranking do NXVSC-Didáxis quis prestar homanagem aos seus colegas do 12º ano que o acompanharam nesta caminhada que já leva 7 anos para ele...
Parabéns!

1 Comments:

Blogger Rui Gomes said...

Um final de "carreira" escolar em grande! Deixo o meu abraço a todos os participantes, em especial aos meus colegas e amigos. Desejo os parabéns à organização, que levou o "gostinho" desta arte aos menos experientes mas já entusiastas. Respirou-se xadrez, independentemente dos resultados, e isso é o mais importante!

Continuem a apostar no xadrez escolar!

Rui Pedro Gomes

junho 10, 2012  

Enviar um comentário

<< Home