2023/12/31

MCXXXVII

 VIII TORNEIO DE RÁPIDAS XADREZ COM MÚSICA

Jorge Ferreira vencedor com nota artística

Inês Silva 1.º lugar feminino




Decorreu no passado dia 30 de dezembro, no Colégio do Ave, o VIII Torneio de Rápidas Xadrez com Música. Este torneio registou um recorde de participação com 124 atletas inscritos e contou com a realização de 7 sessões em sistema suíço e foi contabilizado para elo FIDE no ritmo blitz (5 minutos para cada jogador com acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado).



Pelo oitavo ano consecutivo, este evento xadrezístico, pioneiro em Portugal, aliou a Música ao Xadrez através da realização de concertos de Guitarra Clássica e Piano.

VIII TRXM foi, mais uma vez, uma noite para mais tarde recordar, pois participaram 10 Mestres titulados e deu-se continuidade ao cariz internacional, pois participaram atletas internacionais de referência reunindo-se 5 bandeiras neste Torneio: China, Espanha, Ucrânia, Sérvia e Portugal!

Contando com um prize-money de 500 euros, o VIII TRXM foi organizado pelo Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave, com o patrocínio da Câmara Municipal De Guimarães, Freguesia Creixomil Guimarães, Empresa CV Music, Empresa António Salgado, Associação3M, Empresa AMF Safety Shoes, Associação Académica da Didáxis, Colégio do Ave e apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Clube de Xadrez A2D e Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave.

O Diretor de Prova foi o professor responsável do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave Mário Oliveira coadjuvado pelo diretor musical Nuno Cachada, atleta da equipa A do CX A2D, e a arbitragem esteve a cargo do recém Árbitro Internacional Bruno Lopes, que marcou a sua estreia com este título de arbitragem no VIII TRXM, sendo coadjuvado pelos Árbitros Nacionais Carlos Dias e Vanessa Amorim.

O grande vencedor foi pela primeira vez o Grande Mestre Jorge Ferreira (GDDF, prémio de 200 euros) que efetuou uma performance invicta: 6,5 pontos em 7 jogos!



Também, com 6,5 pontos, mas pior coeficiente de desempate, classificou-se em 2.º lugar o Mestre FIDE Miguel Sismeiro (Xadrez – Colégio Efanor, 100 euros de prémio monetário). O recém vencedor do Torneio de Mestres 2023/2024, Mestre Internacional Francisco Veiga (Xadrez – Colégio Efanor, 50 euros de prémio monetário), fechou o pódio absoluto com 6 pontos, em virtude de revelar um melhor desempate em relação a 4 atletas.

Assim sendo, ainda com 6 pontos, classificaram-se, respetivamente, em 4.º, 5.º, 6.º e 7.º lugares o GM Aleksa Strikovic (GDDF, 25 euros de prémio monetário), MF Pedro Gil Silva (VSC, 25 euros de prémio monetário), José Margarido (EP Gaia) e Francisco Almeida (VSC).

A Mestre FIDE feminina Inês Silva (CX A2D, prémio de 25 euros) não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu, pelo segundo ano consecutivo, o 1.º lugar Feminino.

Em 2.º e 3.º lugares posicionaram-se, respetivamente, a WCM Mariana Silva (VSC, prémio de 15 euros) e a sérvia Jelena Kolar (GDDF, prémio de 10 euros).

Na categoria Veteranos os grandes vencedores foram o GM Aleksa Strikovic (Veterano +50, GDDF – prémio de 25 euros) e Álvaro Guimarães (Veterano +65, AX Cidade Curiosa – prémio de 25 euros).

Nas restantes categorias, destaque para o Xadrez – Colégio Efanor, pois dominou nos escalões mais jovens ao sagrar-se vencedora em Sub-10 com Filipe Oliveira, em Sub-12 com Tiago Frutuoso e em Sub-20 com o MF Miguel Sismeiro. Nos restantes escalões os vencedores foram: Rita Gonçalves (Sub-08, CX A2D) Guilherme Hares (Sub-14, ADCCA), José Lucas Silva (Sub-16, VSC) e Lucas Gonçalves (Sub-18, GD Ginásio Louriçal).

Para valorizar e fortalecer a prática do "jogo das 64 casas" em contexto escolar e federado no Colégio do Ave, também, foram premiados de acordo com a classificação geral, os 5 melhores alunos do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave: José João Pinto (9.º B), José António Ramos (6.º A), Francisco Silva (3.º B), Henrique Fernandes (6.º A) e Afonso Fernandes (7.º B).








Oito promissores alunos obtiveram nota artística máxima durante a realização deste Torneio e na cerimónia de encerramento, pois deliciaram os presentes com a interpretação de obras clássicas na guitarra: Pedro Ferreira (Conservatório de Paredes), Beatriz Araújo (aluna do Colégio do Ave, 5.º A), Isabel Macedo, Manuel Ramos e Mariana Moreira (Conservatório de Guimarães) e Filipa Fonseca (Conservatório de Felgueiras); e no piano Ângela Fernandes, ex-aluna do Colégio do Ave a estudar Medicina na Universidade do Porto, e a aluna do Colégio do Ave Beatriz Vinhas (9.º B).

A cerimónia de abertura e encerramento contou com a presença do Vice-Presidente da FPX, Paulo Felizes, do representante da Junta de Freguesia de Creixomil, Miguel Sousa, do Presidente da Associação 3M e Diretor Musical deste evento, Nuno Cachada, do Árbitro Internacional Bruno Lopes, do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa, e da Presidente da APEE do Colégio do Ave, Isabel Sousa.

No final, todos foram unânimes ao considerarem que esta iniciativa assumiu nesta edição uma dimensão internacional e tem rasgado horizontes ao proporcionar a partilha de experiências e sensibilização da comunidade xadrezística para a pertinência da importância da Música no Xadrez, e vice-versa, no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade do ser human0o e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr861305.aspx?lan=10&art=1&rd=7&turdet=YES&flag=30