2023/12/17

MCXXXV

5th Ave Chess Xmas: a tradição mantém-se

Francisco Duarte Silva campeão Infantil A

Francisco Ramos campeão Benjamim

 





O Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave organizou no dia 15 de dezembro o 5th Ave Chess Xmas, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1.º Período do Colégio do Ave.

Este Torneio dirigiu-se aos 35 alunos do 1.º ciclo inscritos na AEC – Xadrez Escolar:

1.º e 2.º anos de escolaridade (Torneio Benjamim);

3.º e 4.º anos de escolaridade (Infantil A).

Com o objetivo de promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, este evento, também, permitiu uma preparação para competições internas e extraescolares.

O grande vencedor na categoria Benjamim foi Francisco Ramos (2.º A) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Manuel Ferreira (2.º A) e Rita Gonçalves (1.ºB) que acumulou o 1.º lugar feminino.



O grande vencedor na categoria Infantil A foi Francisco Silva (3.º B) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Luís Lopes (3.º B) e Henrique Fernandes (4.º A).

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Árbitro Internacional de Xadrez, Eduardo Viana, e do Professor Mário Oliveira que foi coadjuvado por dois alunos do 3.º ciclo do Colégio do Ave: Afonso Fernandes (7.º B) e José João Pinto (9.º B); e por um atleta Sub-20 da equipa C do CX A2D, Carlos Daniel Sampaio.

No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho de formação de jovens valores xadrezistas no Colégio do Ave, desde o ano letivo 2016/2017, e divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança.