2023/03/30

MXCIX

Campeonato Europeu Feminino DE XADREZ

Mariana Silva e Inês Silva alcançam bons resultados

 


As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas jogadoras do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, e representantes de Portugal no Campeonato Europeu Feminino, terminaram a prova com bons resultados.

Este evento xadrezístico decorreu em Petrovac (Montenegro), entre os dias 17 e 29 de março, e contou com a participação de 136 atletas provenientes de 34 países.

Na 11.ª e última jornada do Europeu, Mariana Silva, atual campeã nacional, bateu a ucraniana Maritsa Tsirulnik, o que constituiu um excelente resultado, dada a diferença de Elo entre ambas (1920 para 2121). Já Ana Inês Silva, cotada com 1792 pontos Elo e detentora do título de mestre FIDE feminina, voltou a travar uma adversária com mais Elo, desta vez empatando com a Mestre Internacional grega Ioulia Makka (1949).

Mariana Silva concluiu o Europeu com 4,5 pontos e uma performance exatamente igual ao Elo que possui atualmente (1920). Cabeça de série n.º 116 à partida da prova, Mariana fechou a prova no 94.º lugar ex-aqueo, um registo bem razoável.

Ana Inês Silva totalizou 4 pontos e fechou a prova em 111.º lugar ex-aqueo. Tal como a irmã, Inês ficou acima do ranking inicial (era a número 125), mas o mais importante foi a ótima performance de 1978, que lhe permitiu arrecadar 44,6 pontos para o Elo.





A vencedora do torneio e nova campeã europeia foi a Mestre Internacional absoluta Meri Arabidze (Geórgia), que somou 8,5 pontos. As polacas Mestres Internacionais absolutas Oliwia Kiolbasa e Aleksandra Maltsevskaya fecharam o pódio absoluto ao classificarem-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

No final deste evento todos foram unânimes em considerar que esta participação resultou numa experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais ao mais alto nível.

O Clube de Xadrez A2D gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Associação Académica da Didáxis, Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo patrocínio às atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

 

Mais informações:

https://sahcg.me/eurowomen2023/

https://en.chessbase.com/post/eiwcc-2023-final-report

https://fpx.pt/site/internacional/noticias/noticia/29-03-2023/portuguesas-fecham-europeu-com-bons-resultados

http://chess-results.com/tnr723980.aspx?lan=10&art=1&rd=11&turdet=YES&flag=30