2023/02/27

MXCV

Colégio do Ave e Didáxis-Riba de Ave
brilham no regresso ao Xadrez Escolar


Depois de um hiato de dois anos letivos, os alunos do Colégio do Ave e Didáxis-Riba de Ave regressaram na manhã de 25 de fevereiro ao quadro competitivo do Desporto Escolar 2022/2023 na vertente Xadrez.

A Escola Básica Trigal Santa Maria, com o apoio da EAE/Desporto Escolar de Braga, organizou o 1.º Encontro entre Agrupamentos de Escolas de XADREZ, do DESPORTO ESCOLAR – Série C – 2022/23 que juntou a participação de 64 alunos provenientes de 4 Escolas: Escola Básica de Trigal de Santa Maria, Braga; Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e Didáxis - Riba de Ave, Famalicão; Escola Básica e Secundária Vale d`Este, Viatodos, Barcelos e Colégio do Ave, Guimarães.












No Torneio Infantil, que contou com 46 alunos participantes, o grande vencedor foi José António Ramos (Colégio do Ave) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Henrique Fernandes (Colégio do Ave) e Hlib Doloban (Didáxis-Riba de Ave), respetivamente. Assim sendo, o pódio Infantil A ficou assim ordenado: 1.º José António Ramos (Colégio do Ave), 2.º Henrique Fernandes (Colégio do Ave) e 3.º Miguel Alcazes (Escola Básica e Secundária Vale d`Este, Viatodos); o pódio Infantil B ficou assim ordenado: 1.º Hlib Doloban (Didáxis-Riba de Ave), 2.º Daniel Garcia (Colégio do Ave) e Martim Gonçalves (Escola Básica de Trigal de Santa Maria). Na classificação feminina destacou-se Amélia Pinto como vencedora do escalão Infantil B e alcançou o 10.º lugar absoluto. Neste Torneio Afonso Fernandes (Colégio do Ave) , também, esteve em bom plano, ao posicionar-se em 11.º lugar absoluto. A Didáxis de Riba de Ave fez-se ainda representar por mais dois alunos que, também, estiveram em bom plano: Martim Machado e Irina Oliveira posicionaram-se em 7.º e 34.º lugares, respetivamente.







No Torneio Juvenil, que contou com 18 alunos participantes, o grande vencedor foi José João Pinto (Colégio do Ave) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Rodrigo Lobo (Escola Básica e Secundária Vale d`Este, Viatodos) e David Bento (Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, respetivamente. Assim sendo, o pódio Iniciado ficou assim ordenado: 1.º José João Pinto (Colégio do Ave), 2.º Rodrigo Lobo (Escola Básica e Secundária Vale d`Este, Viatodos) e 3.º Eduardo Araújo (Escola Básica de Trigal de Santa Maria); o pódio Juvenil ficou assim ordenado: 1.º David Bento (Escola Secundária Padre Benjamim Salgado), 2.º Francisco Carvalho (Escola Secundária Padre Benjamim Salgado) e João Alexandre Nunes (Colégio do Ave). O aluno da Didáxis de Riba de Ave Pavlo P`Yatkovskyy alcançou uma prestação meritória ao alcançar o 9.º lugar absoluto.

O II Encontro Escolar realizar-se-á no dia 18 de março, em Barcelos, na Escola Básica e Secundária Vale d`Este, Viatodos.