2017/05/21

DCCCXXXVI

DIDÁXIS VICE-CAMPEÃ NACIONAL ESCOLAR 2017 

O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se na Escola Básica e Secundária Levante da Maia, nos dias 19, 20 e 21 de maio, envolvendo a participação de 48 atletas provenientes das Direções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis, atual Campeã Distrital Escolar e Campeã Regional Escolar, fez-se representar por 6 alunos (1 árbitro e 5 alunos apurados para a competição individual e coletiva) acompanhados pelo professor Mário Oliveira.




Sob a direção do Coordenador Nacional José Cavadas, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em nove sessões, em que cada jogador dispunha de 15 minutos por partida com acréscimo de 5 segundos por cada lance efetuado. O grande vencedor absoluto foi Daniel Fidalgo (Escola Secundária de Sampaio - Sesimbra) com uma performance 100% vitoriosa (9 pontos em 9 jogos) e a vencedora na categoria feminina foi Bárbara Dolores (7º lugar absoluto com 7 pontos, Escola Secundária José Estevão – Aveiro). A Didáxis fez-se representar por 5 alunos que obtiveram prestações meritórias face ao elevado nível competitivo evidenciado: Simão Barroso e Henrique Peres posicionaram-se no 10º lugar ex-aqueo (5,5 pontos em 9 possíveis) e Phoenix Campos, Carlos Azevedo e Miguel Jorge classificaram-se em 15º lugar ex-aqueo (5 pontos em 9 possíveis). A aluna Rita Mesquita foi nomeada para a arbitragem do maior evento escaquístico nacional do Xadrez Escolar.







Coletivamente a Didáxis ainda sonhou com o título nacional, pois alcançou o mesmo número de pontos que a Escola vencedora, Escola Secundária José Estevão – Aveiro, mas não foi feliz nos critérios de desempate. Desta forma, alcançou pelo segundo ano consecutivo o VICE-TÍTULO NACIONAL ESCOLAR POR ESCOLAS e os alunos que representaram a Didáxis foram: Phoenix Campos, Simão Barroso, Carlos Azevedo, Henrique Peres e Miguel Jorge.
O 3º lugar do pódio absoluto coletivo foi ocupado pela Escola Secundária S. Lourenço – Évora.


2800 jovens participaram nos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar de Juvenis, que decorreram em Gondomar, Matosinhos e Maia, subdivididos em 14 modalidades, depois de assegurarem o apuramento em duas fases intermédias (Finais Distritais e Regionais). A cerimónia de abertura decorreu em Gondomar, na sexta-feira ao final da tarde, no Multiusos da Cidade Europeia do Desporto 2017 e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que aproveitaram o momento para experimentar algumas das 14 modalidades em competição que estavam em exibição e mostrar aos mais jovens que os políticos também têm uma veia desportiva muito acentuada.


Mais informações: