2014/10/17

DCLXVII


CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS DE XADREZ

IVO DIAS BRILHA EM S. JOÃO DA MADEIRA E APURA-SE PARA A FASE FINAL

Com a realização do XI AEJ Chess Open, que decorreu nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, finalizou-se o apuramento para a FASE FINAL DO CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS DE XADREZ 2014. Neste evento, com um prize-money de 1500 euros, estiveram inscritos 66 jogadores, chegando-se assim a um número de mais de 360 jogadores diferentes que participaram nesta 2ª edição do CN Lentas, em mais de 524 participações diferentes nos 7 torneios que compuseram esta edição.

O grande vencedor deste Torneio foi o portuense Simão Pintor, depois de garantir 6 vitórias consecutivas e 1 empate (6,5 pontos em 7 possíveis) na última ronda, com uma performance invicta, conquistando 50 pontos de Elo e o prémio monetário de 500 euros. O jovem atleta famalicense, Ivo Dias (Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis), classificou-se num brilhante 2º lugar ficando a escasso meio ponto da liderança: 6 pontos em 7 possíveis e arrecadou um prémio monetário de 250 euros.Com apenas 16 anos, depois de um fantástico desempenho no II Torneio Internacional Cidade de Famalicão no início de Setembro, Ivo Dias voltou a confirmar as credenciais, conquistando mais de 30 pontos de Elo e estando muito perto de ultrapassar os 2200 pela 1ª vez na sua carreira. Desta forma, o lugar na FASE FINAL do CN Lentas foi assegurado pelo segundo ano consecutivo, confirmando-se o excelente momento que atravessa.
Ivo Dias sonha com o título de Mestre Nacional de Xadrez!
Parabéns!

A fechar o pódio em 3º lugar, com 5,5 pontos, classificaram-se 3 atletas ordenados pelos critérios de desempate: André Sousa (GX Porto), Luís Romano (AA Didáxis), atual Campeão Distrital de Rápidas, e Rui Costa (NA Cucujães), respectivamente que ganharam 150, 120 e 100 euros respectivamente. A grande vencedora do prémio feminino foi Mariana Silva (AA Didáxis) que ganhou 40 euros ao classificar-se em 8º lugar absoluto (5 pontos).

O Clube Escolar de Xadrez da AA Didáxis fez-se representar por mais 4 atletas: Bruno Ribeiro (4,5 pontos; 14º lugar), João Romano (4 pontos; 22º lugar), Inês Silva (4 pontos; 27º lugar), Simão Barroso (1,5 pontos; 60º lugar).

De 31 de outubro a 2 de novembro terá lugar no Grupo de Xadrez  113, em Matosinhos, FASE FINAL DO CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS DE XADREZ desta época composta por 6 jogadores, jogada em sistema de todos contra todos. Depois de conquistados os 6 primeiros lugares na Classificação Geral estão apurados: Simão Pintor (GX 113), MI Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira), MI Rui Dâmaso (FC Barreirense), Ivo Dias (AA Didáxis), André Sousa (GX Porto) e Orphe Bolhari (CX Escola João de Meira). De notar que entre os 6 atletas, estarão presentes 3 jovens (Sub-14, Sub-16 e Sub-20), a provar a excelente evolução dos jovens xadrezistas no panorama escaquístico nacional.


Mais informações: