2014/09/06

DCLVIII

II Torneio Internacional Cidade de Famalicão
IVO DIAS FOI REI ENTRE MESTRES

Decorreu dos dias 1 a 6 de setembro, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco-Vila Nova de Famalicão, o II Torneio Internacional Cidade de Famalicão organizado pelo Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis e Associação de Xadrez de Braga com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Federação Portuguesa de Xadrez e Associação de Pais da Didáxis-Vale S. Cosme.
Este evento internacional contou com a participação de 87 atletas, com 6 países representados (Portugal, Argentina, Austrália, Cuba, Espanha e Rússia) e foi arbitrado pelo Presidente da AXDB, Carlos Dias, e a Direção de Prova esteve a cargo do Professor responsável do Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis, Mário Oliveira. O II Torneio Internacional Cidade de Famalicão foi o 6º de 7 torneios do Circuito Nacional de Lentas da FPX disputado em 7 rondas, com um total de 1700€ em prémios em jogo.
As emoções estiveram ao rubro até ao último instante...
Parabéns a todos os participantes!

O grande vencedor foi o jovem atleta famalicense Ivo Dias, atual Campeão Europeu de Xadrez Escolar do FISEC. Este feito notável foi surpreendente, pois o Torneio contou com a presença de 9 Mestres de Xadrez. Ivo Dias, com apenas 16 anos, foi “Rei em Famalicão” ao conquistar um prémio monetário de 600 euros e 102 pontos de elo FIDE, espalhando magia no “tabuleiro das 64 casas” e obtendo 6 pontos (5 vitórias e 2 empates). 
Ivo Dias foi "REI ENTRE MESTRES"!
Parabéns!

O Mestre Internacional Paulo Dias (nº1 da Seleção Nacional Absoluta de Xadrez) atingiu a mesma performance que Ivo Dias, mas obteve um coeficiente de desempate inferior, classificando-se em 2º lugar com um prémio monetário de 350 euros. A escasso meio ponto da liderança, em 3º lugar ex-aqueo, classificaram-se 6 atletas, demonstrando-se o elevado nível de competitividade e combatividade que se viveu em Vila Nova de Famalicão, “Capital do Xadrez Nacional na primeira semana de setembro”. De acordo com os critérios de desempate classificaram-se em 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º lugares o Mestre FIDE Cubano Arian Gonzalez (o vencedor da edição transata ganhou 200 euros), Mestre Nacional Bruno Gomes (Capitão do Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis ganhou 150 euros denotando o excelente momento de forma que atravessa), Mestre FIDE António Pereira dos Santos (Selecionador Nacional de Xadrez ganhou 100 euros), Grande Mestre Australiano David Smerdon (cabeça de série nº 1 e nº 2 australiano ganhou 60 euros), o histórico Grande Mestre Argentino Daniel Cámpora (Medalha de Ouro em Moscovo 1994 ganhou 60 euros) e o experiente Mestre Nacional António Silva (prémio monetário de 60 euros), respetivamente.


Pódio Absoluto: (da esquerda para a direita)
Presidente da DP Didáxis-Vale S. Cosme, Isabel Matos, MI Paulo Dias (2º), Ivo Dias (1º), MF Arian Gonzalez (3º) e Sr. Vereador do Desporto e Juventude da CMVNF, Mário Passos

A grande vencedora feminina foi a jovem representante do Grupo de Xadrez do Porto, Diana Nogueira (26º lugar; 4 pontos), que beneficiou de melhor coeficiente de desempate que Ana Inês Silva (AA Didáxis) e Ana Beatriz Ribeiro (CX Escola João de Meira-Guimarães).
Os vencedores por escalões foram Tiago Fernandes (Sub-10, CX Escola João de Meira), Maria Elisa Oliveira (Sub-10, AA Didáxis), Francisco Veiga (Sub-12, AX Gaia), Hugo Sousa (Sub-14, AX Gaia) , Ivo Dias (Sub-16, AA Didáxis), Tiago Leão (Sub-18, SCP) e Afonso Fernandes  (Sub-20, Universidade dos Açores) e José Bray (Veteranos, AX Bombarral).
A cerimónia de encerramento contou com a apresentação de um famoso poema denominado “Xadrez”, da autoria do Poeta Argentino Jorge Luís Borges, com declamação genial de Carlos Silva, Professor responsável do Núcleo de Teatro da Cooperativa de Ensino Didáxis. Marcaram, também, a sua presença o Presidente da Associação de Pais da Didáxis-Vale S. Cosme, Carlos Guerra, do Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias, da Diretora da Federação Portuguesa de Xadrez, Ariana Pintor, da Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis-Vale S. Cosme, Isabel Matos, e do Sr. Vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.
Em paralelo a este Campeonato decorreram nas tardes dos dias 2 e 3 de setembro, na Casa de Juventude, atividades de enriquecimento escolar de Xadrez dinamizadas pelo Grande Mestre Argentino Daniel Cámpora, sob o tema “Conversas de Xadrez”. Em virtude da presença de vários Mestres de Xadrez nesta prova, a equipa A do Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis, que assegurou recentemente a manutenção histórica na 1ª Divisão Nacional, beneficiou de um estágio em alta competição xadrezística com orientação do Grande Mestre Australiano David Smerdon. Finalmente na manhã de 6 de setembro, o GM Daniel Cámpora efetuou uma simultânea de Xadrez aos jovens atletas promissores do Clube Escolar de Xadrez da AA Didáxis. A Cooperativa de Ensino Didáxis promoveu, deste modo, no último dia da prova um almoço convívio entre atletas federados no jovem clube famalicense, Encarregados de Educação e os Mestres de Xadrez que participaram no II Torneio Internacional Cidade de Famalicão.

No final, todos foram unânimes ao considerarem que este evento internacional de Xadrez “contribuiu de forma decisiva, pelo segundo ano consecutivo, para a divulgação e promoção do jogo das 64 casas, projetando, desde já, a organização desta iniciativa no próximo ano, dado que Vila Nova de Famalicão viveu uma semana de Xadrez de alto nível afirmando-se no panorama xadrezístico além-fronteiras”.
Significa muito mais que um Clube: para mais tarde recordar...
Parabéns a todos!
Epílogo 
(VÍDEO)

Mais informações: