2013/06/02

DXLIII

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS SEMI-RÁPIDAS
POR EQUIPAS
NXVSC-DIDÁXIS SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL

Para mais tarde recordar: 
NXVSC-DIDÁXIS CAMPEÃO NACIONAL DE JOVENS SUB-20 SEMI-RÁPIDAS POR EQUIPAS
PARABÉNS!

A Federação Portuguesa de Xadrez, em cooperação com a Academia de Xadrez do Instituto Pedro Hispano-Soure, organizou mais uma prova para o Calendário Nacional de 2012/2013: o Campeonato Nacional de Jovens, Sub-08 a Sub-20, de Partidas Semi-Rápidas por Equipas.

Este evento realizou-se no dia 1 de junho, no novo Pavilhão Municipal de Alfarelos/Granja do Ulmeiro com a presença de cerca de 130 jovens jogadores nos escalões dos Sub-08 aos Sub-20 em representação de 10 clubes de norte a sul do País, num total de 27 equipas em competição (14 no escalão de Sub-08 a Sub-12 e 13 no escalão de Sub-14 a Sub-20).

O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis fez-se representar por três equipas: uma equipa na competição que reuniu os atletas mais jovens, até aos 12 anos, e duas equipas na campeonato mais competitivo que reuniu atletas com idades compreendidas entre 13 e 20 anos.

Foi com grande satisfação que o NXVSC-Didáxis, primeiro cabeça de série, vincou a sua superioridade ao conquistar o título coletivo no escalão Sub-14 a Sub-20 com uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 sessões disputadas! A equipa A do NXVSC-Didáxis foi constituída por: Luís Silva (1º tabuleiro; 6,5 pontos), Inês Machado Oliveira (2º tabuleiro; 6 pontos), Ivo Dias (3º tabuleiro; 7 pontos) e Rui Pedro Gomes (4º tabuleiro; 7 pontos).
A equipa B do NXVSC-Didáxis lutou até à ultima sessão por um lugar no pódio, mas uma derrota por 3-1, com a equipa penichense Academia de Xadrez António Mamede Diogo (sagrou-se Vice-Campeã Nacional), ditou que se classificasse em 9º lugar. Mariana Silva (1º tabuleiro; 2 pontos), António José Ribeiro (2º tabuleiro; 4,5 pontos), João Romano (3º tabuleiro; 2,5 pontos) e Pedro Ferreira (4º tabuleiro; 4,5 pontos) foram os atletas que formaram a equipa B do NXVSC-Didáxis. O último lugar do pódio foi ocupado pela primeira equipa do Clube de Xadrez do Colégio Português.
No Campeonato, por Equipas, que reuniu os atletas dos escalões de Sub-08 a Sub-12, o NXVSC-Didáxis posicionou-se, também, em 9º lugar após uma derrota por 3-1 com a primeira equipa da Associação Académica de Coimbra quando ainda sonhava com o 3º lugar do pódio!
A equipa mais jovem do NXVSC-Didáxis foi constituída por: Alice Machado Oliveira (1º tabuleiro; 5 pontos), Inês Silva (2º tabuleiro; 5 pontos), Simão Barroso (3º tabuleiro; 1,5 pontos) e Luís Amorim (4º tabuleiro; 2 pontos). A grande vencedora neste torneio foi a primeira equipa do Clube de Xadrez do Colégio Português e em segundo e terceiro lugares classificaram-se, respetivamente, AX Mamede Diogo e AA Coimbra.
Estes resultados obtidos pelos atletas do jovem clube famalicense resultam do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, resultando no corolário de uma aposta contínua no Xadrez Jovem que tem vindo a ser feita desde que o NXVSC – Didáxis foi criado, permitindo sonhar com um clube cada vez mais forte, consolidando-se no panorama escaquístico nacional.
Estão de parabéns todos os Jogadores do NXVS.C-Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis, Direcção Pedagógica da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis e a Cooperativa de Ensino Didáxis.


O derby que resultou numa vitória da equipa A por 3-1 à equipa B!


Mais informações: