2013/05/16

DXL

Famalicão acolhe Final Four da Taça de Portugal em Xadrez
Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme da Didáxis representa concelho



Realizou-se no dia 13 de maio, na Casa do território, a conferência de imprensa de apresentação da Taça de Portugal em Xadrez (Final Four), que se realiza em Vila Nova de Famalicão no próximo fim-de-semana.

Com a presença do Dr. Leonel Rocha, Vereador do desporto na Câmara de VN Famalicão, Vitorino Ferreira, representante da Federação Portuguesa de Xadrez, Dr. Alcino Faria, Diretor Pedagógico da Didáxis de S. Cosme e de Bruno Gomes, atleta no Núcleo de Xadrez da Didáxis, o evento foi apresentado com a organização do Núcleo de Xadrez da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Na intervenção de apresentação da 35ª edição da Taça de Portugal, Vitorino Ferreira, enalteceu o espaço (casa do Território, no parque da Devesa) como o ideal para a prática do Xadrez, com muita luz e tranquilidade. Esperançado com dois dias de Xadrez ao mais alto nível, o responsável pela Federação Portuguesa de Xadrez referiu o percurso das equipas como assinalável evidenciando o facto da Didáxis ter conseguido lugar entre os quatro finalistas o que permite esta colaboração para a realização deste evento em Famalicão.

Também o Dr. Alcino Faria, Presidente da Direcção Pedagógica de S. Cosme, referiu o Núcleo de Xadrez como uma “mais-valia para a escola e para os alunos tal e qual outros núcleos que existem na Escola nos mais diversos campos”, agradecendo “a colaboração da Câmara Municipal que desde da primeira hora apoiou o Núcleo e o resultado é a colaboração na realização desta Final Four”.

A nível do jogo propriamente dito, Bruno Gomes, capitão do NXVSC-Didáxis, foi um dos obreiros da Didáxis para conseguirem esta presença histórica na Final Four da Taça de Portugal e do Núcleo ter conseguido subir à Divisão maior do Xadrez Nacional, estando agora entre as 10 melhores equipas Nacionais. Bruno Gomes é aluno do Ensino Superior tendo feito toda a sua formação na Didáxis de Vale S. Cosme onde iniciou a prática do Xadrez. Jogando no tabuleiro 2 (são quatro os jogadores que compõem cada equipa), Bruno Gomes evidenciou a dificuldade deste feito elogiando o trabalho realizado na Escola ao longo destes anos. Embora não sendo impossível vencer a Taça de Portugal, o jogador da Didáxis tem “a noção das dificuldades” mas acredita que a surpresa na Taça poderá acontecer neste fim de semana, na Casa do Território.

Conferência de imprensa teve lugar na Casa do Território (Parque da Devesa):
Da esquerda para a direita:
Alcino Faria, Leonel Rocha, Vitorino Ferreira e Bruno Gomes.

O Vereador do Desporto na Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, estava “orgulhoso por mais este feito do desporto famalicense e por Famalicão receber mais um evento de prestígio a nível Nacional, num local como a Casa do Território, que todas as condições possui para este tipo de eventos”. Realçando que a política concelhia “sempre se centrou na formação”, os resultados iam aparecer “como aconteceu, por exemplo no Xadrez e no Andebol da Didáxis ou outros exemplos espalhados pelo concelho”. Para o Leonel Rocha, “o desporto continua a projetar e a dar visibilidade ao concelho e bom exemplo é a Didáxis e o Xadrez que, consegue aliar este desporto com disciplinas curriculares. Aliás, o Vereador do Desporto enalteceu estas “ações extra curriculares que no fundo fazem com que os alunos consigam aliar a prática desportiva ao aproveitamento escolar.”

Os intervenientes respondem às questões levantadas pelos jornalistas dos jornais famalicenses Cidade Hoje e Opinião Publica.

As provas terão lugar nos dias 18 e 19 de maio de 2013, na Casa do Território, no Parque da Devesa a partir das 15 horas, e terá a presença das equipas da Academia de Xadrez de Gaia, Clube dos Galitos e Clube TAP, além da equipa do Núcleo de Xadrez da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis. Em paralelo a este evento realizar-se-á, na Didáxis-Vale S. Cosme, o I TORNEIO DE RÁPIDAS NO VALE DO XADREZ no domingo de manhã, 19 de maio, a partir das 10 horas.
Assessor de Imprensa da Didáxis Cooperativa de Ensino CRL: Pedro Reis Sá.