2013/05/05

DXXXVIII

CAMPEONATO NACIONAL DA I DIVISÃO
FASE APURAMENTO
NXVSC-DIDAXIS  VENCE TÍTULO COLETIVO
NXVSC-DIDÁXIS sagra-se Campeão Nacional da 1ª Divisão-Fase Apuramento!
"O Futuro constrói-se HOJE..."
PARABÉNS!!

Decorreu no passado fim de semana as duas últimas sessões do 55º Campeonato Nacional da I-Fase Apuramento, II e III Divisões por Equipas no formato concentrado em Matosinhos ( 2ª Divisão - Série A,  3ª Divisão - Série A, 3ª Divisão - Série B e 3ª Divisão - Série C), Torres Novas (-2ª Divisão - Série B,  3ª Divisão - Série D),  Barreiro (2ª Divisão - Série D, 3ª Divisão - Série  F e 3ª Divisão - Série G) e finalmente em Sintra ( 1ª Divisão - Fase de Apuramento,  2ª Divisão - Série C e 3ª Divisão - Série E).
A segunda e terceira equipas do NXVSC-Didáxis com a manutenção já assegurada na 3ª Divisão Nacional-Série A  brilhou nas duas últimas jornadas com duas vitórias e, desta forma, asseguraram o 2º e o 3º lugares, obtendo 15 e 14 pontos, respetivamente. O grande vencedor desta série foi a equipa B do Grupo Desportivo Recreativo de Urgeses (17 pontos).
No entanto, as atenções estavam todas voltadas para Sintra, pois a primeira equipa do  NXVSC-Didáxis , a duas sessões do final do Campeonato, estava classificado em 4º lugar, mas com a ambição de conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional Coletivo da I Divisão-Fase Final: as duas primeiras equipas classificadas garantiam o “passaporte” na próxima época escaquística…
No sábado, 6ª sessão, após vitórias brilhantes do capitão Bruno Gomes, 2º tabuleiro, perante o Mestre Nacional Carlos Carneiro (Escola Profissional de Gaia) e Ivo Dias, 4º tabuleiro, a Miguel Ferreira (Escola Profissional de Gaia). No 1º tabuleiro, bastou a Luís Silva empatar diante o Mestre Nacional José Alves dos Santos (Escola Profissional de Gaia) para confirmar a vitória por 2,5-1,5 à equipa gaiense, que era líder do Campeonato (a WCM Inês Machado Oliveira perdeu com o jovem promissor gaiense José Margarido).
Para domingo, 7ª e última sessão, com outros resultados surpresa a acontecerem na 6ª sessão, entre os 8 clubes participantes, estavam classificadas em 1º lugar cinco equipas: Escola Profissional de Gaia, NXVSC-Didáxis, Clube EDP, AC Luís de Camões e Grupo de Xadrez do Porto!... Perante o Sport Operário Marinhense, o NXVSC-Didáxis confirmou o seu favoritismo com duas vitórias cruciais de Bruno Gomes (a Carlos Nobre) e da WCM Inês Machado Oliveira (a Miguel Oliveira) no 2º e 3º tabuleiros, respetivamente. Ivo Dias, no 4º tabuleiro, numa jornada de fortes emoções foi derrotado por Ricardo Oliveira… Com a necessidade de depender apenas de si para assegurar o apuramento, o 1º tabuleiro do NXVSC-Didáxis, Luís Silva, revelou toda a sua mestria e frieza no “jogo das 64 casas” com uma vitória contundente a Daniel Silva e fechando, desta forma, o resultado a favor da jovem equipa famalicense por 3-1!
Desta forma, beneficiando de melhor coeficiente de desempate, o NXVSC-Didáxis conquistou o título coletivo de CAMPEÃO NACIONAL DA I DIVISÃO NACIONAL DE XADREZ-FASE APURAMENTO!
Contando com nove anos de existência, esta é sem dúvida a maior conquista alcançada pelo jovem clube famalicense, constituindo mais um feito inédito para o NXVSC-Didáxis: um clube Escolar de Xadrez (vertente federada) formado, essencialmente, por alunos e ex-alunos, Encarregados de Educação e Professores da Didáxis-Vale S. Cosme!


Mais informações: