2011/12/03

CDXLII

NXVSC-DIDÁXIS CONQUISTA A TAÇA DE BRAGA




NXVSC-Didáxis A vence e convence!



Da esquerda para a direita:



Luis Silva, Bruno Gomes (Capitão), Inês M. Oliveira, Yaroslav Minakov e Mário Oliveira (professor responsável NXVSC-Didáxis).



Decorreu no passado sábado, dia 3 de dezembro, a Final da Taça de Braga na sede da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (instalações dos Amigos de Urgeses-Guimarães).
Este evento, com início às 15h00m, constituiu mais um marco histórico na vida do jovem clube Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis que marcou pela segunda vez uma presença na Final deste Torneio tendo por adversário o Clube de Xadrez da Escola João de Meira, cabeça de serie nº1 e, desta forma, favoritos à conquista da Taça.
No entanto a jovem equipa famalicense mostrou desde cedo que tinha uma palavra a dizer com obtenção de um empate promissor na 2ª mesa pelo capitão Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis) perante o experiente atleta Luís Gonçalves (CXEJM). Inês Machado Oliveira, regressada do Campeonato de Mundo de Jovens onde se notabilizou como 16ª melhor jogadora do Mundo Sub-16, venceu de forma convincente na 3ª mesa Carlos Novais, contrariando o favoritismo inicial do seu adversário. Com vantagem 1.5-0.5, Luis Silva no 1º tabuleiro voltou a demonstrar a razão de ocupar o 1º tabuleiro da equipa A do NXVSC-Didáxis, com uma vitória, fruto da sua tenacidade, perante o russo Anatoli Khodorov. Com a eliminatória decidida por 2.5-0.5, no 4º tabuleiro, Yaroslav Minakov (NXVSC-Didáxis) ainda consegue empatar com António Silva (CXEJM), num jogo sofrido para o jovem atleta famalicense, fixando-se o resultado final em 3-1!
Esta vitória representa mais um marco nos oito anos de história deste clube famalicense, depois de assegurar a subida à I Divisão Nacional, fruto do Vice-Título Nacional da II Divisão conquistado na época transata.
De realçar o excelente trabalho desenvolvido a nível da arbitragem pelo árbitro nacional Eduardo Viana, bem como, pelo Director de Prova, Joaquim Machado ao longo da prova. Inscreveram-se na prova 118 atletas e 71 participaram nos jogos. Após as finais do passado sábado, a classificação ficou assim ordenada:


01º - DIDAXIS A 2º - CXE J. Meira A 3º - GDR Amigos de Urgezes A


4º - APAXES en Passant05º - DIDAXIS C 6º - GDR Amigos de Urgezes C


7º - GDR Amigos de Urgezes B 8º - CXE J. Meira C 9º - DIDAXIS B


10º - CCC Barcelos 11º - CXE J. Meira B 12º - Lomarense GC



Boletim de Encontro da FINAL DA TAÇA DE BRAGA 2011



Para mais tarde recordar...


Mais informações: http://chess-results.com/tnr40121.aspx?art=3&rd=4&lan=10

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns! Foi uma vitória merecida e justa.

Continuem o excelente trabalho!

Um abraço.
Vítor Costa (Amigos de Urgeses)

dezembro 07, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Grande vitória!!!

Parabéns!

Tiago Oliveira

dezembro 09, 2011  

Enviar um comentário

<< Home