2011/03/20

CCCXCIV

FINAL DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ
N.X.V.S.C.-Didáxis PENTACAMPEÃO POR EQUIPAS
INES MACHADO OLIVEIRA FAZ DOBRADINHA:
TÍTULO FEMININO E ABSOLUTO


A Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis foi palco, pela quarta vez consecutiva, da FINAL DISTRITAL ESCOLAR do CLDE de Braga do Ano Lectivo 2010/ 2011, no passado dia 19 de Março, contando com a participação de 15 Escolas do Distrito de Braga, num total de 90 jovens xadrezistas divididos em dois torneios: Final Infantil que era destinada aos Benjamins, Infantis A e B e a Final Juvenil que foi disputada pelos alunos dos escalões Iniciados, Juvenis e Juniores.

Este evento foi organizado pela Escola de Referência Desportiva de Xadrez da Didáxis - Vale S. Cosme (N.X.V.S.C. - Didáxis) e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro Local de Desporto Escolar -Braga.
A arbitragem foi chefiada pelo responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira, e os professores responsáveis de cada Escola foram árbitros auxiliares.
A Direcção da Prova esteve a cargo dos professores Mário Oliveira, José Azevedo e Carlos Dias.

De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, reflectindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objectivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.

Na Final Juvenil, foi com satisfação que o N.X.V.S.C. - Didáxis viu Inês Machado Oliveira (7,5 pontos em 8 possíveis) conquistar a dobradinha, nas Provas Individuais, ao sagrar-se Campeão e Campeã Distrital Escolar de Xadrez 2011 cedendo apenas um empate ao seu colega de equipa, Rui Pedro Gomes (6 pontos), que se posicionou no 3º lugar. Nuno Martinho (E.R.D.X. da João de Meira) classificou-se num meritório 2º lugar.
O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis fez-se representar com 8 alunos sendo de destacar a prestação dos cinco melhores classificados na Final Juvenil: Inês Machado Oliveira, Rui Pedro Gomes, Pedro Miguel Ferreira, João Guerra e Nuno Campos. Desta forma, o título colectivo foi renovado de forma incontestável pelo quinto ano lectivo consecutivo (pentacampeonato) obtendo um total de 29 pontos, deixando a 7 pontos de distância a E.R.D.X. da João de Meira (Guimarães) e a 14 pontos de distância da Escola E.B. 2,3 de Arnoso, que se classificaram em 2º e 3º lugares, respectivamente. Desta forma, a Didáxis far-se-á representar no próximo dia 2 de Abril, em Gaia, no Regional Escolar, destinado aos alunos dos escalões Iniciados e Juvenis, na competição colectiva e individual face aos excelentes resultados obtidos!

Na Final Infantil, o grande vencedor foi Bruno Ribeiro (7,5 pontos em 8 possíveis) que obteve os mesmos pontos, mas melhor coeficiente de desempate que o seu colega de equipa, da ERDX DE GIL VICENTE (Guimarães), Rui Rasteiro. O pódio foi completo por Marina Silva (Escola E. B. 2,3 de Tadim) dando continuidade aos excelentes resultados que tem obtido na vertente escolar e federada (actual campeã distrital feminina Sub-14 e campeã distrital feminina absoluta).
Colectivamente, a ERDX de GIL VICENTE não deu hipótese à concorrência obtendo um total de 26 pontos (somatório das 4 melhores classificações individuais), o 2º lugar foi ocupado pela Escola E.B. 2,3 de Tadim (20 pontos) e no último lugar do pódio posicionou-se a E.R.D.X. da João de Meira (19 pontos).

No final destes Torneios, dos 36 prémios em disputa, o NXVSC-Didáxis liderou, conquistando 9 prémios; a ERDX da João de Meira venceu 8 prémios e a ERDX de Gil Vicente arrecadou 6 prémios.
A cerimónia de encerramento contou com a presença do Presidente da Direcção Pedagógica da Didáxis – Vale S. Cosme, Alcino Faria, bem como, da Presidente da Associação de Pais, Brígida Azevedo, do Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Fernando Costa, do responsável máximo pelo Centro Local de Desporto Escolar de Braga, Luis Covas, e do sr. Vereador da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha. Todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta actividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade. A Didáxis foi bastante elogiada pelo sr. Vereador Leonel Rocha, pois “tem contribuído de forma decisiva na divulgação e promoção desta modalidade e, com os resultados obtidos, engrandece o nosso Concelho”. Para finalizar enalteceu “ o empenho de todos os professores, alunos e Encarregados de Educação na consecução deste tipo de actividades”, deixando uma palavra de apreço aos “Pais de todos os participantes num dia tão especial como este”…


QUADRO DE HONRA
FINAL DISTRITAL ESCOLAR JUVENIL DE XADREZ(CLDE Braga)
Ano lectivo 2010/2011
CLASSIFICAÇÃO ABSOLUTA
1º INÊS MACHADO OLIVEIRA (7,5 pontos), E.R.D.X.DIDÁXIS (VALE S. COSME)
2º NUNO MARTINHO (6,5 pontos), E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA)
3º RUI PEDRO GOMES (6 pontos), E.R.D.X. DIDÁXIS (VALE S. COSME)
CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA
(Escolas representadas pelas 5 melhores classificações individuais)
1º E.R.D.X. DIDÁXIS (VALE S. COSME) ; 29 pontos
2º E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA) ; 22 pontos
3º ESCOLA E.B. 2,3 DE ARNOSO ; 15 pontos
CLASSIFICAÇÃO FEMININA (NÃO ACUMULÁVEL)
1º JOANA MOTA (4 pontos) E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA)
2º SARA VELOSO (4 pontos) ESCOLA SEC. SÁ DE MIRANDA
3º ROSA MARTINS (4 pontos) ESCOLA E.B. 2,3 AFONSO HENRIQUES
CLASSIFAÇÃO POR ESCALÕES (PRÉMIOS NÃO ACUMULÁVEIS)
INICIADOS
1º HENRIQUE VELOSO, ESCOLA SEC. DE AMARES
2º DIOGO MARTINS, E.R.D.X. DE MANHENTE
3º ROBERTO FERREIRA, ESCOLA E.B. 2,3 ROSA RAMALHO
JUVENIS
1º PEDRO FERREIRA, E.R.D.X.DIDÁXIS (VALE S. COSME)
2º ALEXANDRE BELSLEY, E.R.D.X. JOÃO DE MEIRA
3º JOÃOGUERRA, E.R.D.X.DIDÁXIS (VALE S. COSME)
JUNIORES
1º LUIS GUIMARAES, E.R.D.X.DIDÁXIS (VALE S. COSME)
2º JOÃO CRUZ, E.R.D.X.DIDÁXIS (VALE S. COSME)
3º MIGUEL FREITAS, ESCOLA SEC. DE BARCELINHOS


QUADRO DE HONRA
FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ(CLDE Braga)
Ano lectivo 2010/2011
CLASSIFICAÇÃO ABSOLUTA
1º BRUNO RIBEIRO (7,5 pontos), E.R.D.X. GIL VICENTE
2º RUI RASTEIRO (7,5 pontos), E.R.D.X. GIL VICENTE
3º MARIANA SILVA (6 pontos), ESCOLA E.B. 2,3 DE TADIM
CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA
(Escolas representadas pelas 4 melhores classificações individuais)
1º E.R.D.X. GIL VICENTE ; 26 pontos
2º ESCOLA E.B. 2,3 DE TADIM ; 20 pontos
3º E.R.D.X. JOÃO DE MEIRA ; 19 pontos
CLASSIFICAÇÃO FEMININA (NÃO ACUMULÁVEL)
1º ANA INES SILVA (4,5 pontos) ESCOLA E.B. 2,3 DE TADIM
2º SARA VELOSO (4 pontos) ESCOLA E.B. 2,3 DE RIBEIRAO
3º ANA BEATRIZ RIBEIRO (3,5 pontos) E.R.D.X. JOÃO DE MEIRA
CLASSIFAÇÃO POR ESCALÕES (PRÉMIOS NÃO ACUMULÁVEIS)
BENJAMIM
1º JOSÉ SANTOS, E.R.D.X. JOÃO DE MEIRA
2º ALICE MACHADO OLIVEIRA, E.R.D.X.DIDÁXIS (VALE S. COSME)
3º ELISA MACHADO OLIVEIRA, E.R.D.X.DIDÁXIS (VALE S. COSME)
INFANTIL A
1º HUGO SOUSA, E.R.D.X. JOÃO DE MEIRA
2º BEATRIZ RASTEIRO, E.R.D.X. GIL VICENTE
3º JOEL VEIGA, E.R.D.X. DE MANHENTE
INFANTIL B
1º VITOR VILA REAL, E.R.D.X. GIL VICENTE
2º VIKTOR ZOMBORI, ESCOLA E.B. 2,3 DE RIBEIRAO
3º FRANCISCO MAGALHÃES, E.R.D.X. GIL VICENTE
Mais informações:
FINAL JUVENIL
FINAL INFANTIL