2011/02/12

CCCLXXXI

NXVSC-DIDAXIS
DINAMIZA ACÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE XADREZ



Cerimónia de Abertura contou com a presença do Sr. Vereador Leonel Rocha, da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Ambiente geral



Os nossos campeões, Inês Machado Oliveira e Luis Miguel Silva, em acção!



O pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com o Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme - Didáxis promoveu a Acção de divulgação: Aprendo o jogo de Xadrez – Vertente Desporto Escolar (Uma primeira abordagem).
Esta iniciativa decorreu, no dia 12 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão destinado aos professores de Educação Física que leccionam as actividades de enriquecimento curricular nas Escolas do 1º Ciclo do Concelho, contando com 35 participantes.
A cerimónia de Abertura contou com a presença do Sr. Vereador da Educação e Desporto, Leonel Rocha, que enalteceu a importância do jogo do Xadrez como “disciplina curricular que pode ser uma ferramenta formativa importante para os alunos, dado que desenvolve capacidades cognitivas que ajudarão a compreender os conhecimentos cada vez mais sofisticados exigidos nas disciplinas técnico-científicas.” Finalizou o seu discurso vincando “que o jogo do Xadrez leva as crianças a descobrir os desafios existentes neste e que, por exemplo, os alunos aprendem a interagir em um contexto de regras, de limites espaciais e temporais e serem responsáveis por suas acções e consequências com todas as implicações sociais, afectivas e cognitivas daí decorrentes.”.
O professor responsável pelo NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira, deu início a esta acção enaltecendo que “os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, reflectindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objectivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter. É com este intuito, melhoria da qualidade dos alunos do nosso Concelho, que o NXVSC-Didáxis promove esta Acção de Divulgação desta mui nobre modalidade.”

De seguida, os atletas do NXVSC-Didáxis, Luis Miguel Silva e Inês Machado Oliveira, actualmente integrados na Selecção Nacional de Jovens de Xadrez apresentaram um documento interactivo com as Regras e Noções Básicas finalizando a sua apresentação com uma partida de Xadrez histórica.
Para que os objectivos inicialmente propostos, domínio de conhecimentos básicos necessários nomeadamente: os que permitem ensinar o jogo a quem o pretenda aprender e participar em competições, fossem amplamente atingidos, mais 8 atletas do NXVSC-Didáxis (Yaroslav Minakov, Bruno Gomes, Rui Pedro Gomes, João Cruz, Pedro Ferreira, João Guerra, Nuno Campos, Tiago Oliveira) interagiram com os participantes.

No final, todos ficaram satisfeitos com esta actividade que permitirá a frequência numa Acção de Formação de Xadrez, mais alargada e específica, dinamizada pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga.


Concentração absoluta!

Alunos do NXVSC-Didáxis foram incansáveis.

Para mais tarde recordar...