2011/02/10

CCCLXXIX

XXXIII TAÇA DE PORTUGAL DE XADREZ


NXVSC-DIDÁXIS atinge os oitavos de final de forma categórica




Da esquerda para a direita:
Mário Oliveira, Professor responsável do NXVSC-Didáxis; Luis Silva, Yaroslav Minakov, Inês M. Oliveira e Bruno Gomes (capitão).


A Taça de Portugal é uma das provas mais simbólicas do calendário oficial da FPX, dada a democraticidade que a caracteriza: o emparceiramento é efectuado por sorteio, com restrições, só nas primeiras eliminatórias, limitados à área geográfica, de maneira que uma equipa com pouca experiência escaquística pode ter, aqui, a oportunidade quase única de jogar contra os mais fortes jogadores nacionais, e, em alguns casos, internacionais, já que os clubes com objectivos na área da competição contam nas suas equipas com GrandesMestres, Mestres Internacionais, Mestres FIDE e Mestres Nacionais.
Esta competição já vai na 33ª edição e conta pela primeira vez na história do Xadrez Distrital com 3 equipas apuradas para os oitavos de final: NXVSC-Didáxis "A" (Vila Nova de Famalicão) Amigos de Urgeses A (Guimarães) e Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira "A" (Guimarães).



A jovem equipa famalicence "cilindrou" pela margem máxima, 4 vitórias nos quatro tabuleiros, no passado Sábado, a experiente equipa B do Grupo de Xadrez do Porto atingindo mais um feito inédito na participação desta prova nacional.

NXVSC-Didáxis "A" 4 - 0 Grupo Xadrez Porto "B"
Luis Miguel Silva 1 : 0 Rui Mendes
Yaroslav Minakov 1 : 0 José Veríssimo Araújo
Inês Machado Oliveira 1 : 0 Mário Machado
Bruno Gomes 1 : 0 Rogério Oliveira



Mais informações: http://xadrez64.com/resultados/686/3 e http://tacaportugalfpx.weebly.com/