2011/02/08

CCCLXXVIII

II ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR -SÉRIE C


No passado dia 4 de Fevereiro, na vertente de Desporto Escolar, realizou-se na Escola E.B. 2,3 Bernardino Machado (Joane), o 2º Encontro Distrital de Desporto Escolar de Xadrez (Série C). Este Torneio foi mais uma vez um grande sucesso com a participação de cinco escolas, Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, Escola E.B. 2,3 de Ribeirão, Escola E.B. 2,3 Nuno Simões (Calendário) e a Escola anfitriã, E.B. 2,3 Bernardino Machado, pertencentes ao Concelho de Vila Nova de Famalicão. A organização esteve ao cargo dos professores Carlos Dias e Hugo Machado, contando com o apoio da Coordenação Educativa de Braga – Desporto Escolar e Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
Os árbitros auxiliares foram os professores José Azevedo, Alice Oliveira e José Cunha.

Este evento, tal como no 1º Encontro realizado em Dezembro de 2010 na Didáxis-Vale S. Cosme, vez subdividiu-se em dois Torneios: Infantil, dirigido a alunos nascidos até 1998 e Juvenil, incluindo alunos nascidos de 1993 a 1997.
No Torneio Juvenil, o pódio classificativo absoluto foi ocupado por alunos da Escola de Referência Desportiva da Didáxis . Vale S. Cosme.
. Luis Silva e Ivo Dias classificaram-se em 1º lugar ex-aqueo, beneficiando o primeiro de melhor coeficiente de desempate, ambos com uma performance invicta: 6,5 pontos em 7 jogos! Completaram o pódio, Luis Guimarães, Rui Pedro Gomes e Inês Machado Oliveira ocupando o 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente. Como Inês Machado Oliveira foi a vencedora feminina o prémio do 5º lugar absoluto foi atribuido a João Cruz também aluno da Escola de Referência Desportiva da Didáxis . Vale S. Cosme.

No Torneio Infantil, Rui Barreira (Escola de Referência Desportiva da Didáxis . Vale S. Cosme) foi o grande vencedor obtendo 6 pontos em 7 jogos! O 2º e 3º lugares do pódio foram ocupados por alunos da Escola E.B. 2,3 de Ribeirão: Luis Miguel Costa e Viktor Zombori. Completaram o pódio as alunas da Escola de Referência Desportiva da Didáxis: Alice Machado Oliveira e Andreia Mendes. Alice Machado Oliveira foi a vencedora feminina.
Este Campeonato Escolar de Xadrez registou uma grande adesão de toda a comunidade escolar, contando com a presença de 104 jogadores, e pretendeu dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano lectivo 2010/2011, tendo como principal objectivo criar uma competição saudável entre os alunos do concelho de Vila Nova de Famalicão.


CLASSIFICAÇÃO FINAL - TORNEIO INFANTIL









CLASSIFICAÇÃO FINAL - TORNEIO JUVENIL




Ambiente Geral


Pódio classificativo do Torneio Infantil


Torneio Juvenil