2010/11/29

CCCLXI

CURSO DE TREINADORES DE XADREZ (NÍVEL 1)
DINAMIZADO EM GUIMARÃES

O Formador, Mestre Internacional António Fróis, em acção!

Inês Machado Oliveira apresentou uma aula prática sobre Bispo Mau vs Bispo Bom


Decorreu neste fim-de-semana, na sede da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), em Urgezes, Guimarães, um Curso de requalificação de Monitores para Treinadores de nível I, cujo prelector foi o Mestre Internacional de Xadrez António Fróis, Treinador FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

A formação teve a duração de 14 horas, e foi altamente participada, com cerca de 20 inscritos e dois atletas do NXVSC-Didáxis integraram este grupo de formandos. O professor responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira, e a actual Campeã Nacional Sub-14, Inês Machado Oliveira, foram aprovados e certificados como Treinadores da Federação Portuguesa de Xadrez (nível I).
Nas sessões foram abordados os temas: Pedagogia do Desporto; Técnicas de treino no clube: Finais, Táctica e Aberturas de Xadrez; Promoção de ambientes positivos de aprendizagem do jogo de Xadrez; Importância da dinamização de um núcleo de xadrez; Resolução de exercícios: tácticos e finais.
Da avaliação final constou a apresentação prática de um treino de Xadrez e a resolução de um teste com treze questões de escolha múltipla, duas questões de resposta aberta, e cinco questões sob a forma de problema (diagrama posicional).

Com dois livros recentemente editados, “Xadrez: Técnicas e Estratégias”, que já vai na 5ª edição, e “Campeões Mundiais de Xadrez 1886-2010” da autoria do MI António Fróis em parceria com o MI Sérgio Rocha, os vinte formandos tiveram a oportunidade de adquirir os exemplares acompanhados de uma explicação didáctica sobre as temáticas de cada publicação na “primeira pessoa”.

Dedicatória na primeira pessoa... Obrigado pelas palavras de incentivo!

Presidente da AXDB, Fernando Costa, encerrou o Curso de Treinadores da FPX-Nível 1.