2010/11/13

CCCLVII

NXVSC-DIDÁXIS DOMINA
CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE SEMI-RÁPIDAS
LUIS ROMANO CAMPEÃO NACIONAL SUB-20
LUIS SILVA CAMPEÃO NACIONAL SUB-16
ALICE MACHADO OLIVEIRA CAMPEÃ NACIONAL SUB-08
INÊS MACHADO OLIVEIRA VICE-CAMPEÃ NACIONAL SUB-16
ELISA MACHADO OLIVEIRA VICE-CAMPEÃ NACIONAL SUB-16


OS NOSSOS CONQUISTADORES!
Da esquerda para a direita:
Luis Romano, Alice M. Oliveira, Luis Silva, Elisa M. Oliveira, Inês M. Oliveira e Ivo Dias.

Decorreu no passado dia 13 de Novembro, no Pavilhão Municipal do Bombarral, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez federado, na vertente Semi-Rápidas (20 minutos para cada jogador acabar a partida).
Este campeonato contou com cerca de três centenas de participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, Sub-10,Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20.
O N.X.V.S.C. - Didáxis foi representado por 9 alunos que alcançaram resultados individuais surpreendentes!
Os grandes destaques desta delegação foram os títulos nacionais alcançados por Luis Romano, no escalão máximo Sub-20, Luis Silva, nos Sub-16, e Alice Oliveira, título feminino nos Sub-08.
Luis Silva (6 pontos em 7 possíveis) alcançou o 2º título nacional depois de há duas épocas (2008/2009) ter surpreendido a comunidade nacional escaquistíca com a vitória no escalão Sub-14. No mesmo escalão, Inês Machado Oliveira (4,5 pontos em 7 possíveis) alcançou o vice-título nacional feminino ficando a meio ponto do título conquistado por Ana Rato (Palma e Arredores-Lisboa).
Luis Romano (5,5 pontos em 7 possíveis) foi a grande surpresa destes Campeonatos com uma vitória totalmente inesperada, no mais alto escalão de Jovens, sendo o seu primeiro título nacional. Agna Solange (Pedras Salgadas-Vila Real) foi a natural vencedora feminina.
Alice Machado Oliveira (6 pontos em 7 possíveis, 2º lugar absoluto), também, conquistou o seu primeiro título nacional feminino no escalão mais jovem, Sub-08. Elisa Machado Oliveira (4,5 pontos em 7 possíveis, 4º lugar absoluto) com apenas 5 anos de idade, benjamim do NXVSC-DIDÁXIS, sagrou-se vice-campeã nacional. O título absoluto foi atribuído a José Veiga (Colégio Português-Aveiro).
Nos Sub-14, Ivo Dias, actual top-10 nacional, não deixou os seus créditos por mãos alheias, lutando pelo pódio até à última jornada, ocupando o 10º lugar. O grande vencedor foi João Valente (Clube dos Galitos - Aveiro) e o título feminino foi obtido por Diana Nogueira (Moto Clube do Porto).
Na categoria Sub-18, é de realçar o 14º e 19º lugares obtidos por João Cruz e João Veloso, respectivamente, com prestações satisfatórias. Pedro Neves (Clube de Xadrez Montemor-O- Velho) sagrou-se Campeão Nacional e Albina Vieira (Palma e Arredores-Lisboa) conquistou o título feminino.
Nos Sub-12, é de realçar o 24º lugar obtido por Rui Barreira com uma performance acima dos 50%. Gonçalo Silva (Clube de Xadrez da Moita-Setúbal) e Rita Jorge (Associação de Xadrez António Mamede Diogo-Lisboa), não deram hipóteses à concorrência, conquistando os títulos absolutos e femininos com grande vantagem.
No escalão Sub-10, o NXVSC-Didáxis não se fez representar por nenhum atleta. António Santos (Clube dos Galitos - Aveiro) e Cristina Martins (Clube Amador de Mirandela-Bragança) foram vencedores incontestados na competição absoluta e feminina, respectivamente.
Desta forma, dos 12 títulos nacionais em disputa, o NXVSC-DIDÁXIS arrecadou o maior número de troféus, três, liderando o Xadrez Jovem Federado a nível nacional na vertente semi-rápidas.
Estes resultados resultam do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, resultando no corolário de uma aposta contínua no Xadrez Jovem que tem vindo a ser feita desde que o N.X.V.S.C. – Didáxis foi criado, permitindo sonhar com um clube cada vez mais forte, consolidando-se no panorama escaquístico nacional.
Estão de parabéns todos os Jogadores do N.X.V.S.C.-Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis, Direcção Pedagógica da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis e a Cooperativa de Ensino Didáxis.

A DELEGAÇÃO DE ATLETAS PARTICIPANTES.
Da esquerda para a direita (atrás):
Luis Romano, Luis Silva, Inês M. Oliveira , Alice M. Oliveira, Ivo Dias, e Rui Barreira
Da esquerda para a direita (à frente):
João Veloso, João Cruz e Elisa M. Oliveira.

PARABÉNS!!
Mais informações:

1 Comments:

Blogger Joaquim Machado said...

parabéns...

já se está a tornar um hábito vir aqui dar os parabéns aos atletas da DIDAXIS pelos magnificos resultados, não faz mal, continuem, "virei cá" sempre que se justifique e dar-vos-ei sempre os parabéns, são justos e merecidos, fruto de um trabalho que já vem de longe, e que dá agora frutos, uma boa colheita diga-se.

Parabéns a todos os responsaveis pelo clube, estes titulos tambem lhes pertencem.

Cumprimentos
Joaquim Machado

novembro 14, 2010  

Enviar um comentário

<< Home