2008/09/29

CLXXXIII

Campeonato Distrital Semi-Rápidas Individual 2007.2008
Vimaranense Carlos Novais faz tripla
Yaroslav Minakov sagra-se vice-campeão distrital


O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis (N.X.V.S.C. - Didáxis) voltou a entrar em competição no início deste ano lectivo, participando no Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez – vertente Semi-Rápidas (20 minutos de reflexão para cada jogador acabar a partida).

Este Torneio, organizado e arbitrado pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga, decorreu no Parque da Cidade de Barcelos, contando com o apoio do Clube de Caravanismo e Campismo de Barcelos (CCCB), no passado dia 27 de Setembro.

Dos 69 participantes, 25 atletas pertenciam ao N.X.V.S.C. - Didáxis, constituindo o maior número de participação a nível de clubes, neste Torneio.

O vimaranense Carlos Novais (A.M.A.S. - Guimarães) venceu isolado, com 7 vitórias e uma derrota. Depois de Henrique Castro (época 2006) esta é a segunda vez na história do Xadrez Distrital que um atleta vence os Campeonatos Absolutos nas vertentes rápidas, semi-rápidas e lentas na mesma época: uma autêntica tripla!
O pódio foi completo por Yaroslav Minakov (N.X.V.S.C. - Didáxis) e pelo iraniano Orfeh Bolhari (A.M.A.S. - Guimarães) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.


A par deste torneio a cerimónia de encerramento contou com a presença do presidente da AXDB, Fernando Costa, na entrega dos prémios individuais/equipas relativos à época 2007/2008.

Classificação final:
http://www.axdb.pt/0809/distritalsemirapidas/classificacaofinal.pdf

Campeonato Distrital Equipas 2007.2008
Iniciou-se no passado dia 12 de Setembro o Campeonato Distrital 2007/2008 (Equipas) com um ritmo de 90 minutos para cada jogador finalizar a sua partida envolvendo a participação de 11 equipas. Como a equipa principal do N.X.V.S.C.- Didáxis disputou e conseguiu a manutenção no Campeonato Nacional da III Divisão na época transacta não participa nesta competição Distrital na máxima força. No entanto, as equipas A e B mantêm intactas as aspirações para assegurar a subida à III Divisão Nacional estando classificadas em 3º e 8º lugares, respectivamente.
Na próxima 6ª Feira, dia 3 de Outubro, realizar-se-á a 3ª jornada do Campeonato Distrital por Equipas. O N.X.V.S.C.- Didáxis A (5,5 pontos) visita a equipa B da Escola E.B. 2,3 João de Meira (5 pontos), enquanto que o N.X.V.S.C. - Didáxis B (4 pontos) recebe o Clube de Xadrez Gil Vicente (2 pontos).
Esta competição é liderada pela equipa dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio (7,5 pontos), estando no seu encalce o Clube Campismo e Caravanismo de Barcelos e o N.X.V.S.C.-Didáxis separados por 1 e 2 pontos, respectivamente, da liderança da prova.
Desta forma, anuncia-se uma luta intensa nestas três últimas jornadas pelo acesso ao Campeonato Nacional da III Divisão (Equipas) da próxima época.
Classificação parcial:
Emparceiramento (3ª Sessão):