2008/08/02

CLXXIV

Estágio de Xadrez em Vale S. Cosme
Uma experiência a repetir-se

Em cima (da esquerda para a direita):
Ricardo Margarido (G.D.Dias Ferreira - Matosinhos), Cláudio Rafael Silva e Alice Marinho(N.X.V.S.C.-Didáxis), Carlos Machado e João Sequeira Costa (G.D. Amigos de Urgeses), Rui Pedro Gomes (N.X.V.S.C.-Didáxis).
Em baixo (da esquerda para a direita):
Marcos Ribeiro (Operário F.C.), Inês M. Oliveira, Ivo Dias, Luis Miguel Silva e Hélio Silva (N.X.V.S.C.-Didáxis).

Decorreu, dos dias 21 a 31 de Julho, na Sala de Xadrez da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis um estágio de preparação para o III Torneio Fechado do Vale a contabilizar para elo F.I.D.E. . Este Torneio decorrerá dos dias 27 a 31 de Agosto da presente época.

A organização esteve a cargo do N.X.V.S.C.-Didáxis e os atletas participantes tiveram aulas ministradas de manhã e tarde por um monitor credenciado pela Federação Portuguesa de Xadrez, António Caramez Pereira. O professor responsável, Mário Oliveira, por esta iniciativa garantiu “que esta é uma experiência a repetir-se, dado que estas duas semanas proporcionaram análise de partidas dos participantes, apresentação e práticas de métodos de treino, resolução de exercícios tácticos e posicionais, estudo de finais, entre outros temas, promovendo a aquisição de novos saberes escaquísticos”.

Esta iniciativa contou com a presença de 7 jogadores do N.X.V.S.C.-Didáxis (Cláudio Rafael Silva, Rui Pedro Gomes, Inês Machado Oliveira, Ivo Dias, Alice Marinho, Luís Miguel Silva e Hélio Silva), 1 jogador do Operário Futebol Clube (Marcos Ribeiro), dos vimaranenses Carlos Machado e João Sequeira Costa do G.D. Amigos de Urgeses e do matosinhense Ricardo Margarido pertencente ao Grupo Desportivo Dias Ferreira.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do presidente da A.X.D.B. que enalteceu este tipo de iniciativas “em que estes jovens xadrezistas têm oportunidade de investir, nesta modalidade, nas suas férias escolares visando continuar a dar cartas nas competições distritais e nacionais". A finalizar o seu discurso enalteceu as vantagens deste mui nobre jogo que constitui “um instrumento formativo de primeira ordem, já que faz desenvolver capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribui para a formação integral da pessoa”.