2007/05/15

LXVIII

Encontro Regional de Xadrez Escolar 2007
Didáxis -Vale S. Cosme obtém o 2º lugar por equipas

e vários prémios individuais

João Bastos, Cláudio Rafael Silva, Nelson Torres e Ivo Dias


A Escola de Referência Desportiva da Didáxis (Vale S. Cosme) - Xadrez participou no passado Sábado, dia 12 de Maio, no Encontro Regional de Xadrez Escolar que decorreu em Braga, na Universidade do Minho.


Contando com o apoio do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Direcção Regional Norte, Coordenação Educativa de Braga, este Campeonato pautou-se por um extraordinário sucesso.
Envolveu a participação de 142 alunos, pertencentes a 30 escolas dos CAE´s de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Tâmega.
Sob a direcção de arbitragem de Vitorino Ferreiro e professor João Martinho, a prova disputou-se em oito sessões num sistema semi-rápido, em que cada jogador, ao disputar cada partida, dispunha de 15 minutos.


Lucas Silva (Escola Secundária de Gondomar – CAE do Porto) foi o grande vencedor, seguindo-se Nuno Martinho (Escola E.B. 2,3 João de Meira – CAE Braga) e sendo o 3º lugar do pódio ocupado por João Bastos (Escola Cooperativa Vale S. Cosme – CAE Braga).

A Escola de Referência Desportiva da Didáxis (Vale S. Cosme) fez-se representar por 10 alunos sendo o melhor classificado João Bastos (3ª posição na geral), Cláudio Silva (11º na geral), Nelson Torres (12º) e Ivo Dias (20º). Estes alunos contribuíram decisivamente para a conquista do vice-título regional escolar (um lugar acima da classificação obtida no anterior Regional Escolar – 2006)!
Em termos de classificação por equipas a grande vencedora foi a Escola EB 2, 3 João de Meira – Guimarães, seguido da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis (as duas pertencentes ao CAE de Braga) e em 3º lugar classificou-se a Escola Secundária da Boa Nova (CAE do Porto).

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direcções Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.).