2023/10/14

MCXI

 IV TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D

CARLOS NOVAIS SAGRA-SE VENCEDOR






Decorreu no dia de 14 de outubro o IV TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D na Sala de Competições de Xadrez do Complexo Desportivo Vale S. Cosme.





Esta competição xadrezística marcou o arranque da época desportiva 2023/2024 do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis e constituiu mais um momento marcante nos vinte anos de história do clube famalicense.

A direção da prova esteve a cargo de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e a arbitragem por Carlos Dias. Foram disputadas 6 partidas num ritmo rápido (5 minutos mais três segundos de incremento por cada lance efetuado para cada jogador completar a sua partida) onde o Rei foi intergeracional já que reuniu 23 participantes entre os 6 e os 55 anos de idade.



O grande vencedor foi Carlos Novais que alcançou uma performance 100% vitoriosa: 6 vitórias em 6 jogos! Em 2.º e 3.º lugares posicionaram-se João Romano e a Mestre FIDE feminina Inês Silva, respetivamente.

Foram ainda premiados com o 1.º lugar por escalão Artur Lemos (Veterano), José João Pinto (Sub-20), Gil Costa (Sub-18), Duarte Abreu (Sub-16), Hugo Santos (Sub-14), José António Ramos (Sub-12), Francisco Silva (Sub-10) e Matias Fernandes (Sub-08) e Diana Xavier alcançou o 1.º lugar feminino.

Este Torneio dirigiu-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o convívio entre os xadrezistas mais novos e mais experientes, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas”, garantindo, assim, a continuidade da formação de jovens xadrezistas, preparando os seus atletas para competições nas vertentes escolar e federada.

Esta iniciativa contou com o apoio da do polo desportivo do CIIES-Vale S. Cosme e CX A2D e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.


No final do torneio todos os atletas e Encarregados de Educação presentes tiveram a oportunidade de presenciar à apresentação da análise de uma partida disputada entre dois atletas do CX A2D (José João Pinto vs WFM Inês Silva, II Leça Chess Open 4-8-2023) o que constituiu um momento de partilha e aquisição de novas aprendizagens.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Pedro Oliveira, do árbitro da prova, Carlos Dias, e do Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira. 

No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho de formação que o CX A2D tem desenvolvido a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras. Para finalizar, o Sr. Vereador Pedro Oliveira mostrou disponibilidade e continuidade no apoio por parte do município famalicense “às iniciativas que o CX A2D tem apresentado em prol da divulgação e afirmação deste jogo-ciência”.

 

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr833183.aspx?lan=10&art=1&fed=POR