2011/12/22

CDXLV

Campeonato Nacional Feminino


Inês Machado Oliveira sagra-se Vice-Campeã Nacional



Inês Machado Oliveira sonha com a chamada à Seleção Olímpica Feminina de Xadrez, após sagrar-se Vice-Campeã Nacional Feminina de Xadrez 2011-2012! Parabéns!




O 35º Campeonato Nacional Feminino 2011/2012, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, decorreu nas instalações do Grupo Dramático Ramiro José, em Lisboa, de 17 a 21 de dezembro, com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal, Grupo Dramático "Ramiro José" e o Hotel Roma.
As grandes favoritas ao título, entre as 15 inscritas, eram a Mestre Internacional Fide feminina Catarina Leite (ADRC Mata de Benfica-Lisboa) e a Mestre Fide feminina Margarida Coimbra (Palma e Arredores - Lisboa), primeira e segunda cabeças de série, respetivamente.
O NXVSC-Didáxis fez-se representar pelas irmãs Machado Oliveira: Inês, Alice e Elisa. Inês Machado Oliveira partia como quarta cabeça de série, mas após derrotar Catarina Leite na 4ª sessão assumiu o comando da prova! Na 5ª, e penúltima, sessão Inês Machado Oliveira ao empatar com Margarida Coimbra foi alcançada por Catarina Leite na frente do Torneio. Após levarem de vencida as suas adversárias deste muito disputado Campeonato houve necessidade de efectuar um match de desempate à melhor de 4 partidas de 15 minutos cada…
Inês Machado Oliveira que tinha ficado em primeiro lugar por ter, precisamente, melhor factor de desempate (vitória no confronto direto), bastava empatar o match. No entanto, apesar do equilíbrio que se notou nos jogos efectuados, a jovem atleta famalicense veio a perder posteriormente por 3-0 nas partidas rápidas de desempate… O último lugar do pódio foi ocupado por Margarida Coimbra, Campeã Nacional em título antes do Torneio se iniciar.
Com uma performance invicta, Inês Machado Oliveira (4 vitórias e 2 empates), somou mais 31 pontos de ELO FIDE e na próxima lista de janeiro ultrapassará a fasquia dos 1900 pontos! Desta forma, para além da surpreendente conquista do vice-título feminino, os resultados que tem vindo a obter permitem sonhar com a chamada à Seleção Olímpica Feminina a realizar na Turquia, em Istambul, em 2012.
A atual 6ª melhor jogadora do Mundo no escalão Sub-08, Alice Machado Oliveira, na sua terceira participação, obteve uma performance 50% vitoriosa: 3 vitórias e 3 derrotas e classificou-se em 10º lugar, 4 lugares acima do seu ranking inicial!
Elisa Machado Oliveira, a atleta mais nova em prova (7 anos de idade) e actual Campeã Nacional Feminina Sub-08 na vertente Semi-Rápidas, classificou-se em 15º lugar. A sua estreia no Campeonato Nacional Feminino foi ao encontro dos objectivos inicialmente traçados, isto é, aquisição de uma crescente experiência na disputa de partidas de Xadrez na vertente Lentas.
Desta forma, o NXVSC – Didáxis, continuará a apostar no Xadrez Feminino, área pouco desenvolvida deste desporto com o intuito de melhorar cada vez mais os resultados anteriormente obtidos.
O NXVSC-Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis e à Cooperativa de Ensino Didáxis, pelo patrocínio a estas atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pelos Encarregados de Educação das atletas e à Federação Portuguesa de Xadrez.



2 Comments:

Blogger Joaquim Machado said...

parabéns!!!
grande torneio da Maria Inês, a comprovar aquilo que durante a época nos foi mostrando.
Temos atleta, e agora a integração na seleção nacional, está "mesmo ali...".

parabéns tambem ao "Nucleo", mais uma página ecrita em letra dourada...

Cumprimentos
Joaquim Machado

dezembro 23, 2011  
Blogger xadrezamigos said...

A secção de xadrez do GDR os Amigos de Urgezes,
felicita a atleta Maria Inês Oliveira,
por este enorme feito, que alem do clube a que pertence, tambem a nós nos alegra e engrandece...

dezembro 23, 2011  

Enviar um comentário

<< Home