2011/09/23

CDXXV

CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS DE XADREZ

NXVSC-Didáxis lidera em representatividade

Alice Machado Oliveira é 13ª da Europa em Sub-08


Alice Machado Oliveira é a 13ª melhor jogadora da Europa do escalão Sub-08!


Com apenas 8 anos "caminha" para a sua terceira participação internacional: Campeonato da União Europeia de Jovens 2010 (agosto, Austria), Campeonato da Europa de Jovens 2011 (setembro, Bulgária) e Campeonato do Mundo de Jovens 2011 (novembro, Brasil)!


Parabéns!


NXVSC-Didáxis cimenta a sua representatividade além fronteiras!


Parabéns!


Terminou o Campeonato Europeu de Jovens em xadrez que teve lugar entre 10 e 20 de setembro na cidade búlgara de Albena.

Portugal marcou presença com 11 atletas em todos os escalões com excepção do Sub-12 onde não teve nenhum representante feminino ou masculino. A comitiva foi chefiada pelos Mestres Internacionais de Xadrez, Rui Dâmaso e Sérgio Rocha. O clube mais representativo na delegação portuguesa foi o jovem clube famalicense Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme - Didáxis com a participação de quatro atletas: Alice Machado Oliveira (Sub-08 Femininos), Ivo Dias (Sub-14 Absoluto), Inês Machado Oliveira (Sub-16 Femininos) e Luis Silva (Sub-16 Absoluto).

De uma forma geral, os nossos representantes defrontaram quase sempre jogadores mais categorizados obtendo um comportamento digno de registo. O grande destaque vai para Alice Machado Oliveira que conquistou o 13º lugar feminino em sub-08 (5,5 pontos em 9 possíveis) em 50 participantes, com uma prestação claramente acima do que o seu ELO preveria, já que era a 30ª designada no início do Torneio. Esta foi a sua primeira participação num Europeu e deveu-se à conquista do título nacional absoluto e feminino, na presente época, no escalão sub-08. Também, é de realçar a prestação de Inês Machado Oliveira, atual Campeã Nacional do seu escalão, que cumpriu com os objetivos inicialmente traçados obtendo uma performance de 50% (4,5 pontos em 9 possíveis) classificando-se em 37º lugar em 75 participantes. Desta forma, estas duas jovens atletas famalicenses participarão no próximo mês de novembro, entre os dias 17 a 27, no Campeonato Mundial de Jovens, que decorrerá no Brasil em Goiás, face aos excelentes resultados que têm vindo a obter!A nível absoluto Ivo Dias (Sub-14, 92ª cabeça de série em 104 participantes) e Luis Silva (Sub-16, 68º cabeça de série em 94 participantes) obtiveram 3,5 pontos em 9 possíveis classificando-se em 79ª e 75ª lugares, respetivamente. O objectivo inicial de atingir uma performance de 50% não foi cumprido ficando a certeza de uma experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais.Na delegação portuguesa destacaram-se David Martins, Sub-14, (Clube Amador de Mirandela; 6,5 pontos em 9 possíveis) que é, a partir de hoje, o 10º melhor jogador da Europa no seu escalão e o matosinhense Jorge Ferreira (Grupo Desportivo Dias Ferreira; 5,5 pontos em 9 possíveis) que alcançou o 21º lugar e foi o único jogador luso que conseguiu evitar a derrota em todos os jogos disputados.O Distrito de Braga esteve representado, também, pela atual campeã nacional Sub-14, Mariana Silva (Clube de Xadrez João de Meira) obtendo 2 pontos em 9 possíveis classificando-se em 76º lugar em 79 participantes.O NXVSC-Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis, à Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo patrocínio a estes atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pelos Encarregados de Educação dos atletas e à Federação Portuguesa de Xadrez.

Mais informações:
http://eycc2011.eu/
http://chess-results.com/tnr55709.aspx
http://xadrez64.com/noticia/1224

2 Comments:

Anonymous Isa sampaio said...

Parabéns ao Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme, pelo bom desempenho que tem vindo a demonstrar ao longo dos anos. Não facilitem :)

setembro 23, 2011  
Blogger Rui Gomes said...

Um grande abraço à comitiva que representou o nosso país e, em particular, claro, aos elementos do NXVSC-Didáxis! É uma honra pertencer a um clube tão internacionalizado! Parabéns pelos resultados e toca a apostar cada vez mais!

NXVSC-Didáxis!!

Rui Gomes

outubro 02, 2011  

Enviar um comentário

<< Home