2011/07/23

CDXV

I OPEN INTERNACIONAL CIDADE DE AVEIRO

LUIS SILVA VENCE NO ESCALÃO SUB-16

INÊS MACHADO OLIVEIRA VENCE PRÉMIO FEMININO

ALICE MACHADO OLIVEIRA VENCE NO ESCALÃO SUB-08


Luís Silva foi o primeiro atleta do NXVSC-Didáxis a pontuar com um Grande Mestre Internacional!


Parabéns!



Inês Machado Oliveira mostrou, mais uma vez, domínio absoluto na classificação feminina!

Parabéns!




NXVSC-Didáxis destacou-se na distribuição dos primeiros prémios por Escalões

(Sub-16, Luis Silve e Sub-08, Elisa Machado Oliveira)

Parabéns!



A Direcção do Clube de Xadrez do Colégio Português (Aveiro) organizou o I OPEN INTERNACIONAL DE XADREZ CIDADE DE AVEIRO com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e da Federação Portuguesa de Xadrez.
Este evento, de dimensão internacional com prize-money de 7935 euros, trouxe à Cidade de Aveiro alguns dos melhores praticantes da modalidade, facto que garantiu uma visibilidade muito significativa à região e por conseguinte ao país, inserido numa lógica formativa e educativa dos jovens quer a nível distrital quer a nível nacional, contribuindo, dessa forma, para a melhoria do nível cultural e educativo da sociedade em que se insere.
O Torneio realizou-se no Centro de Congressos de Aveiro (antiga fábrica de cerâmica Jerónimo Campos), na passada semana, reunindo cerca de uma centena de xadrezistas que competiram, durante os sete dias, e lutaram por prémios bastante atractivos, mas tiveram também possibilidade de conhecer de perto as tácticas de grandes nomes internacionais e nacionais da modalidade. Para alguns jovens foi a grande oportunidade de competir com profissionais e alguns ídolos, já que participaram 17 jogadores com títulos FIDE (Federação Internacional de Xadrez), 8 dos quais Grandes Mestres Internacionais (GM), título mais importante que um jogador pode alcançar. O Director de prova foi Dinis Furtado, Professor responsável pelo Clube de Xadrez do Colégio Português, e a arbitragem foi liderada pelo Árbitro Internacional (AI) Carlos Dias.

O NXVSC-Didáxis fez-se representar por quatro atletas: Luis Silva (Elo 2023), Inês Machado Oliveira (Elo 1850), Alice Machado Oliveira (Elo 1357) e Elisa Machado Oliveira (Elo 1018). Mais uma vez, os jovens atletas famalicenses fizeram valer o excelente momento de forma que atravessam no Torneio Internacional mais forte de sempre realizado nesta época em Portugal! Desta forma, Luis Silva venceu isolado o 1º prémio no escalão Sub-16 (20º lugar; 5,5 pontos em 9 jogos) sendo de realçar o empate obtido com o GM checo Velicka Petr na penúltima sessão. Inês Machado Oliveira venceu, também, isolada o 1º prémio feminino (24º lugar; 5,5 pontos em 9 jogos) e Alice Machado Oliveira conquistou com naturalidade o 1º prémio no escalão Sub-08 (50º lugar; 4,5 pontos em 9 jogos). Finalmente, Elisa Machado Oliveira classificou-se em 85º lugar obtendo 2,5 pontos em 9 possíveis. De destacar, a nível de atletas do distrito, também, o 1º prémio Veterano conquistado pelo experiente atleta vimaranense Eduardo Viana (42º lugar, 5 pontos, Amigos de Urgeses - Guimarães).

O grande vencedor foi o Grande Mestre (GM) sérvio, Aleksa Strikovic, com o Ranking (Elo) 2573 e segundo cabeça-de-série, em representação da Associação Recreativa e Cultural de Vale de Cambra: 7,5 pontos! O melhor Português foi Rui Damâso (Elo 2371), que na última sessão venceu o jovem atleta famalicense Luis Silva, em representação do Futebol Clube Barreirense, obtendo 6,5 pontos.
As partidas estiveram transmissão online em directo, a partir do site do http://www.xadrez64.com/ .
As grandes expectativas depositadas neste evento foram grandemente ultrapassadas pela organização que viu por parte dos atletas a vontade de participar no próximo ano neste mesmo Torneio.

Mais informações:
http://www.colegioportugues.edu.pt/xadrez/
http://xadrez64.com/noticia/1214
http://chess-results.com/tnr51849.aspx?art=1&rd=9&lan=1&flag=30