2009/02/28

CCXI

VII MEMORIAL LIMA TORRES
NXVSC domina colectivamente e nos escalões jovens
António Caramez Pereira vence isolado


Os "nossos" atletas vencedores nos escalões jovens acompanhados pelo vencedor do torneio e treinador do NXVSC-Didáxis

Da esquerda para a direita:

António Caramez, Bruno Gomes, Rui Pedro Gomes, Luis Silva, Ivo Dias,

Rui Barreira (contamos contigo para a próxima época!), Yaroslav Minakov e Mário Oliveira.

Decorreu no passado dia 28 de Fevereiro, na Escola Secundária Alcaides Faria - Barcelos, o torneio de Xadrez VII MEMORIAL LIMA TORRES, uma justa homenagem a um ícone do Xadrez Distrital e ilustre cidadão de barcelense : Engenheiro Lima Torres (1916-2002).

A organização deste evento, que este ano contou com uma centena de partcipantes provenientes dos Distritos de Braga e Porto, esteve a cargo da secção de Xadrez do Clube Campismo e Caravanismo de Barcelos (CCCB), sócio nº1 da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), com o apoio da AXDB e arbitragem a cargo de Eduardo Viana.

O grande vencedor, isolado com 6 vitórias e 2 empates (7 pontos), foi António Caramez Pereira (Grupo Desportivo Dias Ferreira - Matosinhos). Em 2º e 3º lugares classificaram-se Carlos Novais (Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio - Guimarães) e Fábio Barbosa (GDDF) a meio ponto da liderança.
Em termos individuais destaque para o 5º lugar obtido por Yaroslav Minakov (6,5 pontos) com os mesmos pontos que o 2º classificado, mas pior coeficiente de desempate. Rui Pedro Gomes, Mário Oliveira e Carlos Marco Pereira classificaram-se em 8º, 9º e 10º lugares, respectivamente, alcançando 6 pontos.
Desta forma, o NXVSC-Didáxis classifcou-se na 1ª posição (24,5 pontos) em termos colectivos (soma dos pontos dos quatro atletas melhores classificados de cada clube) e em 2º e 3º lugares classificaram-se as equipas do AMAS (23,5 pontos) e GDDF (22,5 pontos), respectivamente.

No que respeita os escalões jovens, o domínio do NXVSC-Didáxis foi avassalador: dos 7 prémios em disputa arrecadaram vitórias nos escalões Sub-12 (Ivo Dias; 5 pontos), Sub-14 (Luis Miguel Silva; 5,5 pontos), Sub-16 (Rui Pedro Gomes; 6 pontos), Sub-18 (Yaroslav Minakov; 6,5 pontos) e Sub-20 (Bruno Gomes; 5 pontos). Luis Rodrigues (AMAS) e Rui Barreira (Clube de Xadrez Leonardo da Vinci - Braga) venceram nos escalões S-08 e S-10, respectivamente.


BIOGRAFIA (ENG.º LIMA TORRES)
Manuel Júlio de Sousa Lima Torres nasceu em Barcelos, em 25 de Março de 1916 e onde veio a falecer com 86 anos a 14 de Setembro de 2002.
Exerceu a actividade docente no ensino secundário, particular e oficial. Dois hobbies se lhe conheceram ao longo da vida e merecem especial referência - a Fotografia e o Xadrez.
Num primeiro tempo, a Fotografia: sócio fundador da Associação Fotográfica do Porto, dedicou-se com entusiasmo e viveu com paixão a arte de fotografar e de fazer fotografia e onde, pela qualidade técnica e valia artística dos seus trabalhos, rapidamente atingiu notoriedade nacional e até internacional. Para além de premiado em muitas exposições, foi membro do júri de diversos concursos nacionais e internacionais de fotografia. De referir, pela sua participação no 18º Salão Internacional de Arte Fotográfica (Lisboa, 1955) a elogiosa crítica do Prof. Armando de Lucena - “Lima Torres mostrou-se mestre na distribuição de valores que caracteriza a sua Manhã, paisagem diáfana e impressionante”. Nos anos 60 e por iniciativa da Junta da Província do Minho, procedeu ao levantamento fotográfico do património arquitectónico e artístico do concelho de Barcelos.
Num segundo tempo, surge o Xadrez. Estudioso e praticante entusiasta, rapidamente se inseriu no associativismo desta modalidade, dividido entre o Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos e o Grupo de Xadrez do Porto onde, semanalmente, se deslocava. A sua dedicação e paixão ao Xadrez levou-o por diversas vezes a ocupar cargos de Direcção onde deu um importantíssimo contributo para o desenvolvimento da modalidade no Distrito de Braga.
Com a passagem à reforma, ainda mais o Xadrez se tornou a grande ocupação dos seus tempos livres - Em casa, estudando e simulando jogadas ou desafiando amigos para uma “partidita”, participando em torneios ou disputando campeonatos, viveu esta modalidade com profundo entusiasmo e afeição e nela cultivou amizades e conquistou Amigos que ainda hoje o recordam com tanta simpatia...

(José Quinta e Ricardo Branco)

Manuel Júlio de Sousa Lima Torres (1916-2002)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

NXVSC POWER é só dominio!!!!
SE CALHAR!!!!!!!! Estamos todos de parabéns :D

NXVSC 4EVER!!!

Rui Gomes

março 01, 2009  
Anonymous Anónimo said...

NXVSC não deixa os títulos a mãos alheias!
Muitos parabéns ao Caramez, a nós e a quem não ganhou prémio



NXVSC para sempre!


Luis Silva

março 01, 2009  
Blogger Alex said...

Muitos parabéns a todos. Como eu disse ontem ao Prof. Mário, estão a fazer um excelente trabalho. Continuem a estudar e acima de tudo, a divertirem-se com o xadrez.

março 02, 2009  

Enviar um comentário

<< Home