2017/12/31

DCCCLXXXII

II TORNEIO DE RÁPIDAS XADREZ COM MÚSICA
Luís Galego vencedor com nota artística


Decorreu no passado dia 30 de dezembro, no Colégio do Ave, o II Torneio de Rápidas Xadrez com Música. Este torneio, que foi contabilizado para elo FIDE no ritmo Blitz  (5 minutos para cada jogador com acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado), aliou a Música ao Xadrez através da realização de concertos de Guitarra Clássica aquando de um Torneio em que se viveram fortes emoções durante as sessões disputadas!
Este evento xadrezístico, pioneiro em Portugal, está integrado na programação do IV Festival Internacional de Guitarra de Guimarães e fechou com “chave de ouro” um ciclo de masterclasses e concertos, que decorreram entre os dias 22 e 29 dezembro, percorrendo vários palcos da cidade, nomeadamente o Conservatório de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor, a Plataforma das Artes e Criatividade, a Universidade de Minho e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães.


Esta iniciativa foi organizada pela Associação de Xadrez de Braga e Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis, contando com o apoio do Colégio do Ave e da sua Associação de Pais, do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, da Federação Portuguesa de Xadrez e da Câmara Municipal de Guimarães. A arbitragem esteve a cargo  do presidente da AXDB Carlos Dias e o Diretor de Prova foi o coordenador do CX A2D Mário Oliveira.
O II Torneio de Rápidas Xadrez com Música reuniu um prize-money no valor de 150 euros e foram 12 os clubes representados, com um total de 48 jogadores presentes que jogaram em sistema suíço a 7 rondas. O grande vencedor foi pelo segundo ano consecutivo o Grande Mestre Luís Galego (Assembleia Figueirense, prémio de 100 euros) alcançando uma performance invicta: 6 vitórias e 1 empate. O Vice-Título foi conquistado pelo jovem Mestre FIDE famalicense Luís Silva (CX A2D, prémio monetário de 35 euros) que ficou a escasso meio ponto da liderança. O Mestre Nacional João Guerra e Costa (GD Dias Ferreira, prémio monetário de 15 euros) fechou o pódio absoluto e obteve 5,5 pontos.

Por categorias os grandes vencedores foram Paulo Felizes (Veterano, Assembleia Figueirense), Inês Silva (Feminino e 1º Sub-18, CX A2D), Bruno Ribeiro (1º Sub-20, CX A2D), José Santos (Sub 16, CX A2D), Filipa Pipiras  (Sub-14,GD Dias Ferreira), Tomás Veleirinho (Sub-12, CX ATL da Coutada), Daniel Silva (1º Sub-10, AX Gaia) e João Mendes (2º Sub-10, CX Ronfe).
A cerimónia de encerramento contou com a presença do Adjunto da Vereação da Educação e Cultura da CMG Paulo Silva, do Vice-Presidente da FPX Paulo Felizes, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, do Diretor Artístico do IV FIGG Nuno Cachada em representação da Sociedade Musical de Guimarães, do coordenador do CX A2D Mário Oliveira em representação da Associação Académica da Didáxis, da Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave Isabel Lobo e da Presidente da Associação de Pais do Colégio do Ave, Isabel Sousa.
Os jovens alunos José Babo e Mariana Costa Pinheiro, participantes assíduos e distinguidos no Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, obtiveram nota artística durante a realização da prova e na cerimónia de encerramento, pois deliciaram os presentes com a interpretação de obras clássicas.


No final, todos foram unânimes ao considerarem que esta iniciativa tem rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade xadrezística para a pertinência da importância da Música no Xadrez, e vice-versa, no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade do ser humano e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.
Mais informações: