2017/12/16

DCCCLXXVIII

XVTORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se
Simão Barroso vence e convence






A Associação Académica da Didáxis organizou no dia 15 de dezembro, na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme, o XV TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o xadrez entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas” junto dos jovens e toda a comunidade escolar associada à Didáxis - Cooperativa de Ensino, garantindo, assim, a continuidade do Núcleo, preparando os seus atletas para competições internas e extraescolares.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 34 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2017/2018 em três polos: Didáxis – Vale S. Cosme, Didáxis-Riba de Ave e Colégio do Ave.
Sob coordenação, arbitragem e direção de Prova dos professores Carlos Dias, Presidente da AXDB, e Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, o XV TORNEIO DO VALE teve como grande vencedor Simão Barroso, da turma 1 do 11º ano, com uma performance invicta: 6 vitórias e 1 empate em 7 jogos. Desta forma, com esta vitória Simão Barroso conquistou o seu primeiro título no evento escaquístico revestido de maior tradição na história do jovem clube famalicense já que marca a abertura da época de Xadrez Escolar pelo 15º ano consecutivo!

Em 2º lugar classificou-se José Santos, 1º tabuleiro da Equipa C do CX A2D, e em 3º lugar posicionou-se Henrique Peres fechando o pódio absoluto.

 De destacar, também, as prestações de Carlos Azevedo e Luís Fernandes, ex-alunos Didáxis-Vale S. Cosme que se posicionaram em 4º e 5 º lugares absolutos com 5 pontos. No que diz respeito à distribuição de prémios por escalões os grandes vencedores foram: Tiago Sousa (Benjamim, Colégio do Ave), José João Pinto (Infantil A, Colégio do Ave), Tomás Carvalho (Infantil B, Colégio do Ave), Carlos Daniel Sampaio (Iniciado, Didáxis-Riba de Ave), Pedro Carvalho (Juvenil, Didáxis-Vale S. Cosme) e Simão Cunha (Júnior, Didáxis-Vale S. Cosme). A grande vencedora na categoria feminina foi Beatriz Lima (Colégio do Ave) e em 2º e 3º lugares feminino classificaram-se Sofia Silva e Lara Costa alunas da Didáxis-Vale S. Cosme.







A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Mário Passos e do Presidente da A2D, Francisco Assis. Depois de uma inspiradora declamação do poema “64 casas em jogo”, escrito pelas alunas da turma 1 do 12º ano, Ana Rita Borges e Diana Fernandes, por parte da primeira, o Sr. Vereador foi presenteado com a entrega do poema que nos transporta para a história emocionada de conquistas do jovem clube famalicense CX A2D, retratada também num quadro elaborado pela aluna Diana Fernandes, entregue também ao Sr. Vereador Mário Passos. 


No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.

Mais informações: